TRE-PE cassa os diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Maraial, na Mata Sul
O prefeito ficará inelegível por oito anos
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por 5 votos a 2, cassar os diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Maraial, na Zona da Mata Sul do Estado, Sérgio dos Santos (Avante) e Ananias Wanderley Pereira Santos (Avante), respectivamente. A decisão ocorreu na manhã desta sexta-feira (18) porque houve o entendimento de abuso de poder econômico.
- Justiça Eleitoral impede diplomação de prefeito e vice-prefeito eleitos de Joaquim Nabuco, na Mata Sul de Pernambuco
- Vereador reeleito e diplomado dentro da cadeia tem posse anulada pela Câmara do Cabo
- Após cassação de diplomados pelo TRE-PE, Câmara de Vereadores de Arcoverde dá posse a novo prefeito
Por conta disso, o TRE-PE determinou a realização de uma nova eleição direta no município. Haverá retotalização dos votos proporcionais no município. Além do prefeito e do vice-prefeito, o primeiro suplente de vereador Josivaldo Silva dos Santos também teve o diploma cassado por ter sido condenado por abuso de poder econômico.
>> Capoeiras e Palmeirina, no Agreste de Pernambuco, terão novas eleições em 3 de outubro
O prefeito e o primeiro suplente ficarão inelegíveis por oito anos. Os efeitos da decisão passam a valer a partir da publicação do acórdão. Quem assumirá provisoriamente a prefeitura será o presidente da Câmara de Vereadores.
Além de Maraial, foram julgados processos que envolvem os municípios de Correntes, Jucati, Afrânio, Lagoa do Gatos, Agrestina, Abreu e Lima, Cupira, Goiana e Panelas.