PERNAMBUCO

Câmara Municipal aprova criação de Frente Parlamentar pelo Centro do Recife

O projeto, aprovado por unanimidade, tem como objetivo "formular, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas para o território"

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 30/06/2021 às 13:15 | Atualizado em 30/06/2021 às 13:29
Notícia
X

O Centro do Recife, uma das regiões mais importantes e, ao mesmo tempo, esquecidas da capital pernambucana, será pauta de nova Frente Parlamentar criada pela Câmara Municipal na última segunda-feira (28). O projeto, aprovado por unanimidade, tem como objetivo "formular, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas para o território", "visando potencializar os ativos estratégicos dos bairros que compõem".

Proposta pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a Frente agora espera por uma reunião de instalação com os membros para escolha do presidente e do vice-presidente, que terão mandato de um ano e serão escolhidos mediante aprovação da maioria absoluta. A eles caberão a organização e a condução dos trabalhos.

Em abril, o JC trouxe uma reportagem que mostrou a série de mazelas que a região central do Recife enfrenta. Entre elas, estão o descuido com o patrimônio público, bancos quebrados, pichações, calçadas irregulares e insegurança. Além disso, enquanto a localidade virou ponto de moradia de pessoas em situação de rua, há dezenas de prédios abandonados pelos antigos moradores.

Um diálogo permanente de cuidados é a promessa da Frente Parlamentar pelo Centro do Recife. "Necessitamos pautar esse tema. A gente precisa discutir novos formatos econômicos para o centro, de moradia popular, novos usos urbanísticos para as ruas e prédios abandonados. Um IPTU diferenciado, taxação de imóveis abandonados, e tudo isso tem a ver com o centro que é a alma dessa cidade. Precisamos ouvir a sociedade civil e poder contar com os diversos saberes de mandatos dessa Casa”, disse Cida.

"Além de colaborar com todas as entidades da sociedade civil que representam os diversos segmentos estabelecidos, bem como com a população residente que acompanhará a implementação das diversas obras físicas realizadas pelo Poder Público neste território”.

Durante a discussão do projeto, a vereadora Dani Portela (PSOL) recordou que a região preserva memórias afetivas e pediu que fosse pensado qual o centro do Recife queremos ter. “Que essa Frente entenda o centro como um local vivo, com moradias populares e que traga progresso econômico e social também”.

As reuniões da Frente Parlamentar serão públicas e abertas à participação da sociedade civil, sendo realizadas periodicamente nas datas e nos locais estabelecidos por seus membros.

Tags

Autor