CPI da Covid

Fernando Bezerra: Narrativa de que governo pediu propina para vacinas é apócrifa

Segundo líder do governo no Senado, acusações de corrupção no Ministério da Saúde estariam sendo feitas para desgastar imagem do governo

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 01/07/2021 às 17:59
Notícia
X
O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), fez um discurso na CPI da Covid para defender o presidente Jair Bolsonaro das acusações de corrupção no Ministério da Saúde. Ele declarou que a narrativa sobre o pedido de propina na compra de vacinas é "apócrifa" e que estaria sendo feita para desgastar a imagem do governo.
Nesta quinta-feira (1), a CPI ouve o policial militar Luiz Paulo Dominguetti. Ele se apresentou como vendedor da empresa Davati Medical Supply e disse ter recebido um pedido de propina do ex-diretor de Logística em Saúde do ministério, Roberto Ferreira Dias, exonerado ontem do cargo. O líder do governo leu uma nota afirmando que Dias não tinha a prerrogativa de negociar a compra de vacinas e que essa negociação era centralizada na Secretaria Executiva do ministério.

Questionamentos

Bezerra classificou a versão como uma "história sem pé e sem cabeça". De acordo com ele, Roberto Dias atuava nas vacinas apenas em atos protocolares, e não decisórios. O senador questionou o fato de a AstraZeneca, fabricante da vacina ofertada pelo policial, não ter intermediários no contrato. Além disso, reforçou o senador, não há sequer vínculo formal de Dominguetti com a Davati. O Ministério da Saúde considerou a proposta de venda como improcedente.
"Quem não se comportou como deveria se comportar, quem não cuidou de zelar pelo interesse público, que seja de fato punido, mas é importante também perceber que se trata claramente de aventureiros e sem qualquer qualificação para tratar de assuntos dessa magnitude", afirmou Fernando Bezerra, para quem existe uma "instrumentalização para desgaste do governo federal" na CPI da Covid.
 

Tags

Autor