Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

SENADORES

Vídeo: na CPI, Fernando Bezerra Coelho cita '100 milhões de vacinas aplicadas', e Omar Aziz rebate: 'já era para ter 250 milhões'

Presidente da comissão rebateu o líder do governo Bolsonaro sobre o alcance da vacinação contra a covid-19 no Brasil.

José Matheus Santos
José Matheus Santos
Publicado em 30/06/2021 às 11:57
Notícia
DIVULGAÇÃO
Bezerra classificou como "história sem pé e sem cabeça" a declaração policial militar Luiz Paulo Dominguetti de que teria recebido um pedido de propina do ex-diretor de Logística em Saúde do ministério, Roberto Ferreira Dias - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Durante a sessão desta quarta-feira (30) da CPI da Covid-19, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo no Senado, pediu para falar e citou a quantidade de vacinas aplicadas no Brasil contra a doença.

"Senhor, presidente, só para registrar que hoje alcançamos 100 milhões de doses de vacinas aplicadas", afirmou FBC, antes do depoimento do empresário Carlos Wizard. O site oficial do Ministério da Saúde registra mais de 98 milhões de doses aplicadas no país.

Assim que o senador pernambucano terminou a breve frase, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, senador Omar Aziz (PSD-AM), rebateu: "já era para ter 250 milhões, senador, se tivessem comprado a Pfizer e a CoronaVac". "Dizer que a gente não tinha capacidade de vacinar mais pessoas", seguiu. O parlamentar do Amazonas se referiu à recusa pelo governo federal de cinco ofertas da Pfizer por vacinas em 2020 e ao fato do governo Bolsonaro ter feito críticas à CoronaVac, inclusive com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dizendo que era a "vacina chinesa de João Doria" e que não compraria o imunizante durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o que pode ter retardado a aquisição.

Fernando Bezerra, em seguida, disse que "não queria polemizar" com Omar Aziz, que novamente replicou: "nem queira porque Vossa Excelência está errado".

"Até setembro, vamos chegar a mais de 250 milhões", concluiu Fernando Bezerra Coelho.

Logo depois, Omar Aziz dirigiu uma fala reservada ao relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), que foi captada pelos microfones: "o cara fala em 100 milhões, pô (sic)".

Mais de 12% dos brasileiros tomaram as duas doses ou a dose única de vacinas contra a Covid. De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, divulgado às 20h desta terça-feira (29), são 25.556.540 pessoas vacinadas com a segunda dose e 431.106 pessoas que receberam a dose única, um total de 25.987.646 doses aplicadas, ou seja, 12,27% da população.

A primeira dose foi aplicada em 72.534.656 pessoas, o que corresponde a 34,25% da população.

Comentários

Últimas notícias