CPI DA COVID

Mayra Pinheiro, a 'Capitã Cloroquina', pediu perguntas para enviar a senadores da CPI da Covid, diz site

Por videoconferência, a secretária pediu ajuda ao pesquisador Regis Bruni Andriolo

Imagem do autor
Cadastrado por

Larissa Lira

Publicado em 21/07/2021 às 23:33 | Atualizado em 22/07/2021 às 1:54
Notícia
X

A secretária de Gestão e Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, apelidada de 'Capitã Cloroquina', pediu ajuda para formular perguntas para enviar aos parlamentares apoiadores do governo na CPI da Covid. As informações foram divulgadas pelo site The Intercept Brasil, nesta quarta-feira (21). O nome dela ficou entre os mais comentados no Twitter. 

Segundo o site, a médica fez um treinamento por videoconferência antes de ser questionada pelos senadores, em maio deste ano. Na gravação, aparecem o pesquisador Regis Bruni Andriolo e o também secretário da pasta Helio Angotti Neto.

Nos trechos exibidos, ela diz precisar enviar a senadores "perguntas cujas respostas sejam oportunidade de eu falar".

"Se o senhor puder fazer três ou quatro perguntinhas que os 'deputados' podem me fazer. Tem um grupo que nos apoia, que reconhece o nosso trabalho. Esse grupo precisa fazer perguntas que nos ajudem no nosso discurso. Que perguntas posso dar a esses senadores fazerem a mim, que eles chutam para eu fazer o gol?", pergunta.

"Capricha e já me dá a resposta porque os senadores têm que ter essa respostinha. Tem cinco senadores que vão jogar com a gente, preciso dar perguntas para eles interrogarem cujas respostas sejam oportunidade de eu falar", continua. Não fica claro na gravação a quais senadores ela se refere. 

Mayra defendia o chamado "tratamento precoce", que usa medicamentos sem eficácia comprovada para tratar a covid-19. No começo deste ano, ela teria ido à Manaus para recomendar o uso desses fármacos a profissionais de saúde.

Tags

Autor