CONSÓRCIO

Bolsonaro pede CPI para investigar o Consórcio Nordeste

Presidente ainda criticou governadores da região por "se apropriarem" de ações federais na pandemia

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 27/07/2021 às 19:42 | Atualizado em 27/07/2021 às 20:03
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defende a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Consórcio Nordeste - colegiado que reúne os nove governadores da região - no Congresso Nacional. De acordo com o chefe do Executivo, é preciso investigar supostas irregularidades da compra coletiva feita pelos estados para aquisição de 300 respiradores mecânicos, cujo investimento foi aproximadamente de R$ 49 milhões.

Entretanto, os equipamentos não chegaram a ser entregues, e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil da Bahia. “A CPI poderia investigar o senhor Carlos Gabas que sumiu com R$ 49 milhões e não recebeu um respirador sequer”, disse Bolsonaro, afirmando que os gestores foram blindados da Comissão. “Eles são bons em mentir”, disparou.

 

A convocação do ex-secretário Executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, para depor na CPI da Covid, apresentada pelos senadores governistas Ciro Nogueira (PP-PI), Marcos Rogério (DEM-RO) e Eduardo Girão (Podemos-CE), foi rejeitada pelo colegiado. O acordo para a compra dos respiradores da empresa Hempcare, firmado ainda em 2020, foi feito durante a presidência do governador da Bahia, Rui Costa (PT) e assinado por todos os gestores que compõem o grupo.

Sem citar nomes, o presidente da República também afirmou que os governadores teriam se apropriado de ações do governo federal no combate à pandemia da covid-19, como se fossem iniciativas da gestão estadual. “Quando se fala em vacina, tem governador aí que fala que ele está vacinando. Não teve um centavo de governador, não comprou uma vacina sequer”, declarou em entrevista, nesta terça-feira (27) ao programa Frente a Frente, da Rede Nordeste de Rádio.

 

Tags

Autor