Luto

'Um homem de bem, justo, trabalhador, correto e muito preparado', diz Jarbas Vasconcelos sobre Joaquim Francisco

O pernambucano se tratava de um câncer de pâncreas no Hospital Português, no Recife. Ele deixa esposa e três filhos

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 03/08/2021 às 18:04 | Atualizado em 03/08/2021 às 18:20
Notícia
X

O senador da República e ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos (MDB) lamentou, nesta terça-feira (3), o falecimento do também ex-governador Joaquim Francisco, vítima de um câncer de pâncreas. O pernambucano deixa esposa e três filhos.

"Foi com muito pesar recebei a notícia nesta terça do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Joaquim foi um homem de muitas conquistas e com uma trajetória marcada por muito trabalho e dedicação. Foi Prefeito do Recife, Governador de Pernambuco, Deputado Federal e Ministro de Estado, sempre com elevado espírito público. Mesmo militando em campos diferentes, tínhamos apreço e respeito mútuo", declarou Jarbas, em nota divulgada à imprensa.

>> Morre aos 73 anos o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco

>> Políticos e amigos lamentam a morte do ex-governador Joaquim Francisco

>> Joaquim Francisco: veja em fotos a trajetória do ex-governador de Pernambuco, que faleceu nesta terça (3)

>> Governador Paulo Câmara decreta luto oficial de sete dias, em Pernambuco, pela morte de Joaquim Francisco

>> João Campos decreta luto oficial de sete dias no Recife pelo falecimento de Joaquim Francisco

>> De adversários a aliados: Relembre como surgiu a União por Pernambuco

No texto, o parlamentar ainda afirmou que sempre nutriu grande admiração pelo político. "Sempre o identifiquei como um homem de bem, justo, trabalhador, correto e muito preparado. O ambiente político e social perdem com o seu desaparecimento. À sua esposa Silvia, suas filhas e demais familiares e amigos deixo meus sinceros sentimentos", completou.

No início dos anos 1990, apesar de estarem em campos ideológicos completamente diferentes, Jarbas e Joaquim Francisco tornaram-se aliados e ajudaram a formar a coligação que ficou conhecida como União Por Pernambuco. Essa aliança perdurou até pouco depois do fim do segundo governo do emedebista, quando ele se reaproximou do PSB do ex-governador Eduardo Campos, falecido em 2014.

O governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito João Campos (PSB) decretaram luto oficial de sete dias no Estado e no Recife, respectivamente, em memória do ex-governador.

Tags

Autor