CONGRESSO

Parlamentares pernambucanos criticam desfile de tanques realizado na presença de Jair Bolsonaro

Líder do governo Bolsonaro, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), não fez menção direta sobre o evento, mas afirmou que não teria faltado "alertas e ponderações" para que se possa "evitar ambientes de radicalização"

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 10/08/2021 às 15:22 | Atualizado em 10/08/2021 às 18:46
Notícia
X

O desfile militar em frente ao Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, em Brasília, realizado nesta terça-feira (10), e que contou com participação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foi duramente criticado por alguns parlamentares pernambucanos. Em meio a tensão institucional provocada por diversos ataques do presidente contra o sistema eleitoral, o desfile de tanques ocorre no mesmo dia em que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso, será analisada pelo Plenário da Câmara dos Deputados. 

O senador Jarbas Vasconcelos (MDB), se posicionou sobre o evento em suas redes sociais. "Tanques e blindados militares cercando o Congresso Nacional não demonstram autoridade. Pelo contrário. Esse tempo obscuro onde as ameaças às instituições se davam pelo grito e pela força ficou no passado. Está enterrado. Nossa democracia não será intimidada", declarou o parlamentar.

 

"Patético o desfile militar para entregar um convite ao presidente da República. Bolsonaro vive com um rei na barriga, típico de uma pessoa autoritária. Você pode não gostar da Democracia, mas terá que conviver com ela, Bolsonaro", afirmou a deputada federal Marília Arraes (PT).

 


  Para o deputado federal Tadeu Alencar (PSB), o desfile com tanques é uma tentativa do presidente da República em demonstrar força, entretanto, o socialista acredita que a PEC do voto impresso não será aprovada, seguindo o mesmo resultado obtido em comissão especial. "Bolsonaro sabe que não vai passar o voto impresso e tenta mostrar força com o desfile de tanques no dia da votação. Só demonstra fraqueza e desespero. Nem o Congresso vai se intimidar e as forças armadas são legalistas e constitucionais. Vamos derrotá-lo nesta pauta e em 2022", afirmou Alencar.

 

 

Já o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), usou um tom de ironia para criticar o evento militar.  "Fetiche com tanque é coisa de homem inseguro e medroso", disparou o parlamentar. 

 

Governo 

Líder do governo Bolsonaro no Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho (MDB) não fez menção direta ao evento do desfile de tanques, que também contou com a participação dos comandantes do Exercito, Marinha e Aeronáutica, além de ministros, mas afirmou que não teria faltado a ele e ao recém empossado ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), "alertas e ponderações" para que se possa "evitar ambientes de radicalização".

"Eu tenho uma história no Congresso Nacional. Sou subscritor da Constituinte Cidadã e aposto na democracia e no Estado Democrático de Direito. Não tem faltado a mim e ao ministro Ciro Nogueira
alertas e ponderações para que a gente possa evitar ambientes de radicalização.", afirmou Bezerra Coelho, por meio do Twitter.

"Como membros do Parlamento, nosso papel é apostar no diálogo para evitar a polarização excessiva, que não atende aos interesses nacionais. Prefiro acreditar que vamos superar esses momentos de maior tensão, reforçando o nosso compromisso com o sistema democrático brasileiro", complementou. 

 

 

Tags

Autor