No dia da morte de Arraes, Marília propõe criação do Chapéu de Palha nacional
De acordo com o texto da parlamentar, o programa deverá conceder um benefício de até R$ 300 por família cadastrada, além de oferecer cursos de alfabetização e de capacitação em diversas áreas
No dia do aniversário de morte do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, a deputada federal e neta do gestor, Marília Arraes (PT), apresentou na Câmara dos Deputados um projeto de criação do Programa Chapéu de Palha Nacional. Criado pelo ex-governador, o programa tem como objetivo promover políticas públicas de incentivo financeiro e educacional para os trabalhadores rurais.
De acordo com o texto da parlamentar, o programa deverá conceder um benefício de até R$ 300 por família cadastrada, além de oferecer cursos de alfabetização e de capacitação nas áreas de saúde preventiva, meio ambiente, geração de renda, economia familiar e reforço alimentar. Além dos trabalhadores rurais, o programa contempla agricultores familiares, pescadores artesanais, marisqueiros, trabalhadores da cana-de-açúcar e da fruticultura irrigada.
- Humberto Costa quer Liana Cirne candidata à Câmara pra enfraquecer Marília Arraes na RMR
- Petistas apostam que Liana Cirne irá 'reduzir' oposição a João Campos na Câmara do Recife e veem 'traição' da vereadora a Marília Arraes
- Marília Arraes diz querer evitar centralização da cultura nas mãos de Mário Frias
"É fundamental destacar o sucesso de políticas como o Chapéu de Palha aqui em Pernambuco e seus resultados econômicos e sociais, como a valorização da educação. Estender esse programa para combater os efeitos do desemprego, sazonal ou não, aos trabalhadores espalhados pelo país é essencial para aumentar as estratégias de combate à pobreza extrema", afirma Marília.
Segundo dados do Cadastro Único para Programas Sociais, cerca de 13,2 milhões de brasileiros que vivem no meio rural lutam contra a situação de pobreza ou de extrema pobreza. As regiões Norte e Nordeste abrigam 82% dessas famílias, sendo 8% desse número em Pernambuco. "É reconhecendo a necessidade de aumentar as estratégias de combate à pobreza que pretendemos instituir o Programa Chapéu de Palha Nacional. É também uma forma de homenagear o sucesso do programa iniciado pelo ex-governador Miguel Arraes aqui em Pernambuco", ressalta.
Homenagem
A deputada federal Marília Arraes também prestou uma homenagem a Miguel Arraes, falecido há 16 anos, em suas redes sociais. “No dia 13 de agosto de 2005, o Brasil perdeu uma de suas maiores lideranças de esquerda. E eu, aos 21 anos, perdi aquele mentor que me inspirava e aconselhava. Perdi ainda um avô querido, que nunca escondeu a felicidade em me ter ao seu lado na militância, em seus últimos anos de vida”, declarou.
“Homens feito Miguel Arraes são únicos porque fizeram a diferença, porque lutaram por justiça e igualdade, numa época em que fazer isso, até em pensamento, era um ato revolucionário. Homens como Arraes fazem falta. Viva Arraes!”, complementou.
Ver essa foto no Instagram