Homenagem

No dia da morte de Arraes, Marília propõe criação do Chapéu de Palha nacional

De acordo com o texto da parlamentar, o programa deverá conceder um benefício de até R$ 300 por família cadastrada, além de oferecer cursos de alfabetização e de capacitação em diversas áreas

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 13/08/2021 às 14:39 | Atualizado em 13/08/2021 às 14:53
Notícia
X

No dia do aniversário de morte do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, a deputada federal e neta do gestor, Marília Arraes (PT), apresentou na Câmara dos Deputados um projeto de criação do Programa Chapéu de Palha Nacional. Criado pelo ex-governador, o programa tem como objetivo promover políticas públicas de incentivo financeiro e educacional para os trabalhadores rurais.

De acordo com o texto da parlamentar, o programa deverá conceder um benefício de até R$ 300 por família cadastrada, além de oferecer cursos de alfabetização e de capacitação nas áreas de saúde preventiva, meio ambiente, geração de renda, economia familiar e reforço alimentar. Além dos trabalhadores rurais, o programa contempla agricultores familiares, pescadores artesanais, marisqueiros, trabalhadores da cana-de-açúcar e da fruticultura irrigada.

 



"É fundamental destacar o sucesso de políticas como o Chapéu de Palha aqui em Pernambuco e seus resultados econômicos e sociais, como a valorização da educação. Estender esse programa para combater os efeitos do desemprego, sazonal ou não, aos trabalhadores espalhados pelo país é essencial para aumentar as estratégias de combate à pobreza extrema", afirma Marília.

Segundo dados do Cadastro Único para Programas Sociais, cerca de 13,2 milhões de brasileiros que vivem no meio rural lutam contra a situação de pobreza ou de extrema pobreza. As regiões Norte e Nordeste abrigam 82% dessas famílias, sendo 8% desse número em Pernambuco.  "É reconhecendo a necessidade de aumentar as estratégias de combate à pobreza que pretendemos instituir o Programa Chapéu de Palha Nacional. É também uma forma de homenagear o sucesso do programa iniciado pelo ex-governador Miguel Arraes aqui em Pernambuco", ressalta.

Homenagem

A deputada federal Marília Arraes também prestou uma homenagem a Miguel Arraes, falecido há 16 anos, em suas redes sociais. “No dia 13 de agosto de 2005, o Brasil perdeu uma de suas maiores lideranças de esquerda. E eu, aos 21 anos, perdi aquele mentor que me inspirava e aconselhava. Perdi ainda um avô querido, que nunca escondeu a felicidade em me ter ao seu lado na militância, em seus últimos anos de vida”, declarou.

“Homens feito Miguel Arraes são únicos porque fizeram a diferença, porque lutaram por justiça e igualdade, numa época em que fazer isso, até em pensamento, era um ato revolucionário. Homens como Arraes fazem falta. Viva Arraes!”, complementou.


 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mari?lia Arraes (@mariliaarraes)


Tags

Autor