Eleições 2022

De jatinho, ex-presidente Lula chega ao Recife e dá pontapé inicial em giro pelo Nordeste

Na capital pernambucana, ex-presidente se reunirá com o governador Paulo Câmara (PSB) e com líderes de vários partidos de esquerda

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 15/08/2021 às 12:50 | Atualizado em 16/08/2021 às 16:23
Notícia
X

O ex-presidente Lula (PT) desembarcou no Recife no início da tarde deste domingo (15) para uma série de compromissos com o PT de Pernambuco, outras siglas de esquerda e movimentos sociais. O petista chegou em um jatinho pouco depois do meio-dia no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul, e já deve seguir para a primeira agenda do dia, que é uma série de reuniões com líderes de vários partidos. "Cheguei, Pernambuco! De volta pra casa", afirmou o pernambucano, nas suas redes sociais.

Ao longo da tarde, a expectativa é que Lula encontre-se com membros do Diretório Estadual do PT e, à noite, o pré-candidato à Presidência da República janta com o governador Paulo Câmara (PSB) e outras lideranças socialistas no Palácio do Campo das Princesas. Espera-se que o petista invista em uma retomada da aliança que o PT possuía com PSB e que foi desfeita em Pernambuco após as eleições municipais de 2020, quando o então candidato João Campos (PSB), hoje prefeito do Recife, fez uma série de críticas ao partido de Lula para atingir a sua prima e principal adversária, Marília Arraes (PT).

>> Lula desembarca em Recife neste domingo em dia decisivo para a relação entre PT e PSB

>> Se houver aliança, PT quer papel de destaque na chapa do PSB

>> Campanha de João Campos para prefeito do Recife foi marcada por ataques ao PT. Relembre

>> Antes de jantar com PSB, Lula terá encontro com petistas em hotel do Recife

"Essa é a primeira viagem do presidente Lula a Pernambuco desde que ele foi totalmente inocentado pelo Supremo Tribunal Federal nos processos ilegais movidos contra ele. Aqui, em Pernambuco, ele vai ter uma extensa agenda, embora nenhuma de rua. Ele vai se encontrar com os movimentos sociais, vai visitar um assentamento de reforma agrária e vai se reunir com presidentes e parlamentares de vários partidos que já estiveram nos nossos governos e que hoje poderão manifestar o seu apoio à candidatura de Lula para a eleição do ano que vem. Nós vamos ter também uma reunião do presidente com o governador Paulo Câmara", afirmou o senador Humberto Costa (PT), que foi até o aeroporto recepcionar o ex-presidente.

Além do parlamentar, receberam o petista nomes como o do presidente do PT-PE, deputado estadual Doriel Barros, o deputado federal José Guimarães (PT), e o ex-deputado federal e vice-presidente do PT, Marcio Macedo. A deputada federal e presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, bem como os deputados federais Carlos Veras e Marília Arraes, também acompanham Lula na sua passagem pela capital de Pernambuco. "Estou muito feliz em receber o presidente Lula no Recife. É sempre uma honra encontrá-lo, afinal, ele representa a esperança dos brasileiros", disse Marília.

"Em virtude da pandemia, essa será uma viagem diferente, sem atos de massa, nem aglomerações. Com o distanciamento social recomendado, a utilização de máscara, álcool gel e respeitando os decretos governamentais no que concerne ao número de pessoas nos encontros. Haverá atividades simbólicas, diálogos com pessoas do povo, com os movimentos sociais, culturais, trabalhadores, empresários e políticos. Ele abordará temas como a vacina, o combate à fome, o Desenvolvimento Regional, emprego, incentivo a micro e pequena empresa, Edução e saúde", detalhou Marcio Macedo, no Twitter.

Sobre a reunião que Lula terá com Paulo Câmara à noite, Humberto Costa diz que está animado com a possível retomada de uma aliança entre os partidos. "Eu vim para reforçar a nossa luta de resistência contra o governo Bolsonaro, que quer destruir a democracia, o estado democrático de direito e também para reforçar a grande possibilidade de termos ao nosso lado vários dos partidos que compõem a Frente Popular em Pernambuco no apoio à candidatura de Lula no ano que vem (...). Eu creio que (o jantar com o governador) será bom, nós vamos, sem dúvida, conversar sobre esses dois temas e eu tenho uma expectativa muito positiva de que nós vamos conseguir avançar em um entendimento que vai se concluir mais para frente", afirmou.

A agenda de Lula no Nordeste segue até o dia 26 de agosto. Confira abaixo a programação completa:

15 e 16/8 – Pernambuco
17 e 18/8 – Piauí
18 a 20/8 – Maranhão
20/8 – Ceará
24/8 – Rio Grande do Norte
25 e 26/8 – Bahia

Tags

Autor