Homenagem

Bolsonaro tem título de cidadão rejeitado na Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão

Na sessão plenária realizada nesta quinta-feira (2), apenas três vereadores votaram a favor da concessão da honraria e 13 votaram contra

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 02/09/2021 às 20:12 | Atualizado em 02/09/2021 às 20:47
Notícia
X

A Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo (004/2021) que concederia o título de cidadão ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Para ser aprovado, o PDL de autoria do vereador Marcos da Prestação (Republicanos) teria que receber a maioria dos votos dos vereadores presentes. Na sessão plenária realizada nesta quinta-feira (2), apenas três vereadores votaram a favor da concessão da honraria e 13 votaram contra.

Do lado de fora da Casa legislativa, um grupo de manifestantes protestou contra a homenagem. Diante da polêmica, o presidente da Câmara André de Bau (PSD), que não possui poder de voto, chegou a sugerir a retirada do projeto,  fazendo um alerta a respeito da votação que ocorre às vésperas do dia 7 de setembro, onde serão realizadas diversas manifestações a favor do presidente.  

>>Homenagem a Bolsonaro atrai manifestações na porta da Câmara Municipal de Vitória

>>Título de cidadão de Vitória de Santo Antão a Bolsonaro gera repúdio de agricultores

Ao justificar a apresentação da proposta, o vereador Marcos da Prestação destacou algumas ações como a vacinação contra a covid-19, cuja as doses são repassadas pelo Ministério da Saúde, e o auxílio emergencial pago pelo governo federal às famílias de baixa renda.

“Não existe uma lei que regulamente o título de cidadão na cidade de Vitória de Santo Antão. Por esse motivo, durante os cinco anos que estou aqui, que só não voto favorável a um título de cidadão, se for uma pessoa condenada pela Justiça, não voto de jeito nenhum”, declarou. Além disso, o parlamentar voltou a defender que a concessão “não traz nenhum custo para Vitória”. “Agora, dizer que ele não tem serviços prestados na nossa cidade, é um absurdo. Qualquer presidente da República tem serviços prestados nos mais de cinco mil municípios do Brasil”, afirmou.

Sobre a derrota, em entrevista ao Blog de Jamildo, o vereador do Republicanos disse que tinha convicção de que o projeto poderia ser aprovado, mas o que provocou a rejeição do título teria sido uma movimentação dos vereadores por conta da pressão de manifestantes contrários ao projeto, desde que ele foi anunciado.  "Um título de cidadão só engrandece a cidade e seria histórico para o Nordeste, acho muito ruim uma cidade que está recebendo recurso do governo federal, rejeitar essa proposta de forma triste", declarou. 

Antes da votação, alguns vereadores usaram o expediente para apoiar a iniciativa do vereador do partido Republicanos. “O presidente foi democraticamente eleito e esta casa já concedeu títulos a diversas personalidades e nunca houve rejeição. Foram políticos, empresários, médicos, radialistas, líderes religiosos, e nunca vimos tanta repulsa. Me orgulho ao ver que parte da população passou a valorizar este título depois que o presidente foi indicado”, discursou o vereador Felipe Cezar (PP).

Outros parlamentares declararam que, apesar de terem votado em Bolsonaro no primeiro e segundo turno nas eleições de 2018, não votariam a favor do título de cidadão vitoriense. “Acredito que o presidente não trará para Vitória de Santo Antão essa grandeza que tanto estão falando. Se estão falando em emendas e dinheiro do Ministério da Saúde, que possam chegar à cidade, acredito que isso seja uma obrigação”, pontuou o vereador Josias de Militina (Republicanos).

Já aqueles que se manifestaram contrários desde o início da repercussão da proposta, declararam que o presidente não tem qualquer relação com o município, tampouco teria feito grandes ações a favor da população vitoriense. “Tenho dificuldade de compreender a defesa do presidente da República. As coisas estão aumentando, o feijão, a carne, o leite em pó. Tenho dificuldades também de entender com relação a omissão das vacinas, a omissão de enviar oxigênio para Manaus, e tudo que tem sido expresso na CPI da covid-19”, declarou o vereador André Carvalho. Ainda segundo o pedetista, e o presidente não saberia ao menos onde Vitória de Santo Antão está localizada.

 

Felipe Jordão/JC Imagem
Vereador do Republicanos sugeriu a homenagem - Felipe Jordão/JC Imagem
Jc Imagem
Há 17 vereadores presentes e projeto deve ser votado por maioria simples - Jc Imagem
Blog Imagem
Proposta causa polêmica na cidade do agreste - Blog Imagem

Saiba como votaram os vereadores de Vitória de Santo Antão:

Contrário

André Carvalho (PDT)
Carlos Henrique (PP)
Davi Frutas (PSB)
Edmilson Várzea Grande (MDB)
Novo da Banca (Republicanos)
Gold do Pneu (PTB)
Beto de Bigode (PP)
Jota Domingos (PSB)
Josias de Militina (Republicano)
Lourinaldo Júnior (MDB)
Mano Holanda (PSD) 
Dr. Saulo (PDT) 
Biu Genaro (PP)


Favorável

Irmão Celso Bezerra (PSB)
Felipe Cézar (PP)
Marcos da Prestação (Republicanos)

Confira a sessão plenária realizada nesta quinta-feira (2) na Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão:

Tags

Autor