Resultado

Jair Bolsonaro testou negativo para a covid-19

Desde o retorno ao Brasil, o presidente está isolado, já que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que integrava a comitiva que viajou para os EUA, positivou para a doença

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Ana Maria Miranda

Publicado em 26/09/2021 às 10:21 | Atualizado em 26/09/2021 às 14:08
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) testou negativo para a covid-19 neste domingo (26), após retornar de viagem aos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da ONU. A informação foi confirmada pelo governo brasileiro.

Desde o retorno ao Brasil, na quarta-feira, o presidente está isolado, já que integrantes da comitiva, incluindo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, positivaram para a doença. "O Presidente da República, Jair Bolsonaro, testou negativo para a covid-19. O exame foi realizado na manhã deste domingo [26], no Palácio da Alvorada", escreveu a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) em nota. 

Com o resultado negativo, Bolsonaro deve voltar ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira (27). O presidente fez o teste RT-PCR, considerado um dos mais precisos. Vale lembrar que o presidente brasileiro já teve covid-19, em julho de 2020, e diz não ter se vacinado contra a doença.

Queiroga não voltou dos EUA e segue cumprindo quarentena em um hotel em Nova York. Além dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, que também viajou, foi diagnosticado com a covid-19, assim como um diplomata.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o isolamento de 14 dias aos que tiveram contato direto com o ministro. Contudo, a Anvisa informou que uma quarentena de cinco dias seria suficiente caso houvesse um teste negativo.

Dessa forma, cerca de 50 pessoas foram colocadas em quarentena preventiva após a viagem, entre membros da comitiva e contatos próximos. Entre eles está o ministro de Justiça, Anderson Torres, que também anunciou neste domingo, através do Twitter, que seu teste deu negativo.

Em Nova York, Bolsonaro apareceu sem máscara em diversas ocasiões e, inclusive, provocou aglomeração ao cumprimentar seus seguidores.

Dois ministros do governo - que não viajaram para os EUA - também positivaram para a covid-19 ao longo da semana: a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o advogado-geral da União, Bruno Bianco.

Tags

Autor