TRANSPARÊNCIA

Barroso promove abertura dos códigos-fonte das urnas um ano antes das eleições

Barroso disse que a medida faz parte dos esforços para ampliar a transparência das etapas do processo eleitoral

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 04/10/2021 às 19:13
Notícia
X
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu nesta segunda-feira (4) os códigos-fonte das urnas eletrônicas para inspeção da sociedade civil e de entidades fiscalizadoras. O evento, que tradicionalmente ocorre a seis meses das eleições, foi antecipado em meio aos ataques ao sistema de votação.
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do tribunal, disse que a medida faz parte dos esforços para ampliar a transparência das etapas do processo eleitoral.
"Nós temos uma obsessiva preocupação em tornar o sistema tão transparente quanto possível", afirmou. "Estamos muito empenhados em prover à sociedade brasileira, como temos feito ao longo dos anos, eleições limpas, seguras e auditáveis", acrescentou.
Partidos de diferentes inclinações políticas com representação no Congresso enviaram integrantes para acompanhar a apresentação dos técnicos do TSE. Ministros de tribunais superiores, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes do Ministério Público Federal também estiveram no evento.
O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, e o assessor da Secretaria de Modernização, Gestão e Estratégia da Corte, Célio Castro, fizeram exposições sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e as etapas de fiscalização. "As urnas eletrônicas brasileiras não possuem bluetooth, não possuem acesso Wifi, não possuem acesso para cabeamento físico de redes", frisou Valente.
Além de ter antecipado a abertura dos códigos-fonte, o TSE também criou uma comissão formada por membros de instituições e órgãos públicos, especialistas em tecnologia da informação e representantes da sociedade civil para acompanhar a preparação para as eleições.
Além de ter antecipado a abertura dos códigos-fonte, o TSE também criou uma comissão formada por representantes de instituições e órgãos públicos, especialistas em tecnologia da informação e representantes da sociedade civil para acompanhar a preparação para as eleições.
"Como o sistema flui há muito tempo, e felizmente flui bem, muitas pessoas nunca se deram ao trabalho de parar para saber exatamente como é cada etapa, como é transparente e como nós temos preocupações com a auditoria das eleições", disse Barroso no evento.
 

Tags

Autor