Eleições 2022

Pré-candidato a governador, Miguel Coelho está prestes a conquistar o apoio do Podemos e pode ter vice religiosa

Presidente estadual do Podemos, Ricardo Teobaldo esteve com Miguel mais cedo em Paudalho e afirmou que a sigla deve marchar ao lado do prefeito de Petrolina na campanha do próximo ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 21/10/2021 às 18:49 | Atualizado em 31/10/2021 às 14:11
Notícia
X

Pré-candidato a governador de Pernambuco, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), está prestes a conquistar a primeira adesão partidária ao seu projeto político. Segundo o presidente estadual do Podemos, deputado federal Ricardo Teobaldo, se as coisas se mantiverem como estão, o partido marchará ao lado do gestor sertanejo em 2022 e pode, inclusive, fazer parte da chapa majoritária com a deputada Clarissa Tércio (PSC), que vem negociando a sua entrada na legenda, na vaga de vice. Nesta quinta-feira (21), Teobaldo e Miguel estiveram juntos em Paudalho, em um dos primeiros compromissos da série de visitas aos municípios pernambucanos que o prefeito iniciou hoje.

“No Podemos nós temos conversado muito com Miguel Coelho. Eu vejo nele um candidato que pode agregar, um candidato com 30 anos de idade que teve quase 80% dos votos de Petrolina, está fazendo uma belíssima administração e é muito competente. Isso ainda está sendo costurado, vamos reunir o partido para conversar, mas creio que o nosso caminho deverá ser ao lado de Miguel”, declarou o parlamentar.

>> 'O deputado Luciano Bivar já declarou que o União Brasil terá candidato em Pernambuco', diz Miguel Coelho

>> "Quem fica preso a ideia única é doido". Miguel Coelho começa a se descolar de Bolsonaro pensando em 2022

>> Miguel Coelho, Anderson Ferreira e Raquel Lyra diminuíram o ritmo para 2022. Cada um tem seu motivo

>> Miguel Coelho é o meu pré-candidato, diz Mendonça Filho após convenção do novo partido União Brasil

Confira no vídeo abaixo quem são os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco que já se apresentaram até o momento:

Antes de chegar a Paudalho, Miguel Coelho passou por Camaragibe, no Grande Recife, e ao sair do município da Mata Norte do Estado seguiu para Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste. “Nós convidamos entre 60 e 70 pessoas para a reunião, em sua maioria formadores de opinião da classe política local. O nosso objetivo era fazer com que essas pessoas conhecessem Miguel, ouvissem o que ele tem para falar, o que ele pensa para Pernambuco e, assim, começar a quebrar a barreira do desconhecimento sobre ele nesta região. Eu considero, inclusive, que este é o principal desafio do prefeito para as eleições de 2022”, pontuou Marcelo Gouveia (PSD), prefeito de Paudalho.

O gestor, que também é presidente do Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco (Comanas) e irmão do deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM), anunciou na ocasião que seu grupo político apoia a postulação de Miguel, mas que isso não significa que exista um racha com outros membros da oposição de Pernambuco que também têm pré-candidaturas postas. “Nosso apoio a Miguel não cria nenhum tipo de aresta nem com Anderson (Ferreira, PL) nem com Raquel (Lyra, PSDB). A gente tem uma boa relação com os dois, sabe que eles vêm fazendo um grande mandato nas suas cidades (Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, respectivamente), e isso também não fecha as portas para que, dependendo da escolha do grupo de oposição, no futuro a gente venha a votar em um dos dois”, detalhou Gouveia.

O posicionamento do prefeito é o mesmo de Teobaldo, que defende o lançamento de duas candidaturas oriundas do coletivo para forçar a ida de pelo menos uma delas para o segundo turno. O deputado diz, contudo, que o grupo deve seguir sem divisões da pré-campanha ao fim do período eleitoral para obter sucesso no pleito. “Eu entendo que, para a oposição, ter duas candidaturas não é ruim, pois a eleição para o nosso grupo se dará no segundo turno. O que nós temos que preservar é o entendimento e a harmonia da oposição, sendo com duas ou três postulações. Se o nosso objetivo é tirar o PSB do governo, o importante é que no segundo turno a gente possa estar juntos”, opinou o dirigente partidário.

Ao falar sobre a montagem das chapas proporcionais para a disputa do próximo ano, Ricardo Teobaldo afirmou que projeta um desempenho ambicioso para o Podemos, com a atração de políticos com mandato e a formação de bancadas representativas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). “Hoje, nós temos a possibilidade de eleger seis deputados estaduais e de dois a três deputados federais. Isso porque nós estamos com um entendimento muito avançado com os deputados estaduais Clarissa Tércio, Romero Sales (PTB), Wanderson Florêncio (PSC) e Gustavo Gouveia (DEM)”, detalhou. O deputado federal disse, ainda, que tentará a reeleição e que o vereador do Recife Júnior Tércio, já filiado ao partido, também apostará na eleição para a Casa Baixa junto com outros dez nomes da agremiação.

Ao falar sobre Clarissa Tércio, inclusive, Teobaldo ressaltou a popularidade da parlamentar, sobretudo entre o eleitorado conservador do Estado, e disse que há chances de que ela - caso a migração da deputada e a aliança do Podemos com Miguel se concretizem - faça parte da chapa majoritária encabeçada pelo prefeito de Petrolina. “É possível que uma das deputadas mais votadas em Pernambuco no próximo ano seja a Clarissa Tércio, ela é fortíssima. Mas isso vai acontecer, claro, apenas se ela não ocupar um espaço na majoritária. Isso porque ela tem potencial, nome e voto para ser uma vice, por exemplo. Um nome para qualquer chapa. Mas isso vai ser decidido mais para frente”, frisou o deputado.

Clarissa Tércio e Miguel Coelho foram procurados para comentar a composição, mas a reportagem não conseguiu entrar em contato com eles.

VISITAS

Nesta sexta-feira (22), Miguel visita cidades do Sertão do Pajeú e do Agreste do Estado. “O democrata cumprirá agenda em Tabira, Afogados da Ingazeira e Belo Jardim. Nas três cidades, Miguel encontrará lideranças políticas e promoverá debates sobre temas de relevância para o Agreste e Sertão”, diz a assessoria de imprensa do prefeito.

Tags

Autor