Eleições 2022

Sergio Moro deve se filiar ao Podemos no próximo dia 10 de novembro

Presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, já afirmou que o ex-ministro da Justiça está "bem entusiasmado" com a possibilidade de ser candidato a presidente pelo Podemos

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 22/10/2021 às 18:07 | Atualizado em 22/10/2021 às 22:47
Notícia
X

O ex-ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro se filiar ao Podemos no próximo dia 10 de novembro. As informações são do site O Antagonista.

Sérgio Moro atualmente reside em Washington, nos Estados Unidos. Lá, ele trabalha na empresa de consultoria em compliance Alvarez & Marsal, cujo contrato termina no final deste ano. Ele veio ao Brasil recentemente, quando participou de reuniões políticas e teria deixado a filiação certa.

Antes de se tornar ministro da Justiça do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Moro era juiz da 13º Vara da Justiça Federal, responsável pelos julgamento dos processos abertos pela força-tarefa. Já o Podemos é um partido historicamente ligado à pauta anticorrupção e apoiou a atuação da Operação Lava Jato. 

A sigla estuda realizar outros eventos além da filiação para esquentar o nome do ex-juiz na política. O último fato político envolvendo ele foi a saída do Ministério da Justiça após um rompimento com Bolsonaro, a quem acusou de interferência na Polícia Federal. 

Moro pode também assumir algum cargo na direção do partido, mas de forma simbólica, diz a Folha de S. Paulo.

Candidatura

O senador Álvaro Dias (Podemos-PR), candidato à Presidência da República nas eleições de 2018, já admitiu abrir mão da postulação em 2022 para dar lugar a Moro. Outra possibilidade é ele disputar uma vaga no Senado pelo Paraná, o que implicaria na desistência de Dias de tentar reeleição. 

Caso oficialize a sua candidatura no próximo pleito, Moro será mais um nome da chamada "terceira via", mais ligado ao Centro, para se opor à polarização entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula (PT). Também despontam nesse espectro nomes como o do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). 

Em entrevista ao Valor Econômico, a presidente nacional do Podemos e deputada federal Renata Abreu afirmou que Moro está "bem entusiasmado" com a possibilidade de ser o candidato do partido ao Palácio do Planalto.  

Tags

Autor