Redes sociais

Instagram restringe postagens de Carlos Bolsonaro por conteúdo falso

Carlos Bolsonaro afirmou que duas refinarias foram doadas para a Bolívia no governo de Lula (PT). A informação é falsa

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 07/11/2021 às 19:17
Notícia
X

O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve duas postagens restringidas pelo Instagram, por terem sido classificadas pela plataforma como fomentadoras de conteúdo falso.

Nas postagens alvos de restrição, o vereador compartilhou trecho de uma entrevista concedida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e relaciona a alta no preço do gás de cozinha e da gasolina ao petista, ao dizer que ele teria doado duas refinarias de petróleo da Petrobras localizadas na Bolívia para o País. A afirmação é falsa.

Falso

O Instagram classificou o vídeo como falso devido à legenda da postagem feita por Carlos Bolsonaro. As duas refinarias foram vendidas pelo Brasil à Bolívia no ano de 2007 por US$ 112 milhões. "A mesma informação foi analisada por verificadores de fatos independentes em outra publicação", diz o Instagram.

O vídeo é um trecho de uma entrevista de 2015 de Lula em que ele comenta sobre uma conversa entre ele e o ex-presidente da Bolícia Evo Morales. Mas ele não afirma que a refinaria foi doada para o país. "Falso: Lula não disse em vídeo que deu refinarias para a Bolívia; Instalações foram vendidas em 2007", completa o Instagram.

Tags

Autor