Eleições 2022

Governo e oposição fazem giro pelo interior de Pernambuco no final de semana

Governo Paulo Câmara (PSB) seguiu com agendas do Programa Retomada pelo Agreste. Já o Levanta Pernambuco percorreu municípios do sertão

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 05/12/2021 às 21:04 | Atualizado em 05/12/2021 às 21:15
Notícia
X

A cerca de 10 meses para as eleições de 2022, lideranças políticas intensificam as agendas de pré-campanha e aproveitam os finais de semana para percorrer municípios do interior de Pernambuco. Nesta sexta (3) e sábado (4), o governo e a oposição escolheram o agreste e sertão do estado para visitar. 

As agendas do governador Paulo Câmara (PSB) faziam parte do Programa Retomada, com anúncios de investimentos para o reaquecimento da economia após o período mais crítico da pandemia da covid-19. Para a região agreste, ele anunciou investimentos na ordem de R$ 83,6 milhões nas áreas de educação, infraestrutura, abastecimento de água, desenvolvimento urbano, geração de emprego e renda e assistência social. A previsão é de gerar 800 empregos. 

No sábado, a comitiva esteve no municípios de Vertente do Lério, Surubim, Cumaru, Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho. Neste último, recebeu o título de cidadão frei miguelinhense durante a visita.

"O Plano Retomada está cumprindo o seu papel, e já estamos chegando a quase 100 municípios visitados em 2021. Serão R$ 5 bilhões investidos até o final de 2022, e vamos fazer isso junto com os prefeitos e prefeitas, com as lideranças políticas e a sociedade como um todo. Pernambuco tem pressa nessa retomada, e queremos cada vez mais melhorar a vida da população", afirmou Paulo Câmara. 

Quem acompanhou o governador foi Pedro Campos, irmão do prefeito do Recife, João Campos (PSB) e cotado para concorrer ao cargo de deputado federal em 2022. Ele é gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo de Pernambuco. 

Em um discurso em Santa Maria do Cambucá, Pedro Campos afirmou que Pernambuco foi o segundo estado do país que mais salvou vidas na pandemia, graças à liderança de Paulo Câmara e o compromisso dos prefeitos pernambucanos. 

Acompanharam ainda a comitiva os secretários estaduais Tomé Franca (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação) e os executivos Rodrigo Farias (Desenvolvimento Econômico), Joelson Rodrigues (Assistência Social), Rodrigo Molina (Infraestrutura e Recursos Hídricos), e o comandante da Polícia Militar, coronel Roberto Santana.

Aliados também estiveram presentes, como os deputados federais Sebastião Oliveira (PL), Silvio Costa Filho (Republicanos) e Carlos Veras (PT), os deputados estaduais Aluísio Lessa (PSB), Henrique Queiroz Filho (PL), Tony Gel (MDB), Diogo Moraes (PSB) e Laura Gomes (PSB); os prefeitos Nelson Lima (Santa Maria do Cambucá), Adriana Assunção (Frei Miguelinho), Renato Sales (Vertente do Lério) e Ana Célia Farias (Surubim), vereadores e ex-prefeitos do agreste. 

O governador vai para o sertão nesta segunda-feira (6), para participar do início dos testes de vazão da adutora de Negreiros, em Salgueiro. Ele também vai assinar a ordem de serviço para elaboração do projeto de restauração da Estrada de Umãs - PE-483, e participar da assembleia geral do Sisar Sertão Central e Araripe.

Oposição

Salgueiro foi onde esteve na sexta (3) o Movimento Levanta Pernambuco, composto pelo PL, PSDB, Cidadania e PSC, oposição ao PSB no estado. Os líderes do grupo, os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) e de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) foram acompanhados pelo presidente do Cidadania-PE e deputado federal Daniel Coelho, a deputada estadual Priscila Krause (DEM), o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) e o ex-senador Armando Monteiro Neto (PSDB).

O tema dos debates em Salgueiro foi a crise no abastecimento de água, que já foi discutido em outros encontros do movimento. Eles informaram ter recebido relatos de pessoas que ficavam mais de 40 dias sem água. Problemas na segurança pública, educação e saúde também foram levados pela população que participou.

Anderson Ferreira criticou a gestão do governador Paulo Câmara (PSB) sobre, segundo ele, a falta de atenção para os municípios pernambucanos em geral, não só os do sertão.

"Por onde andamos não encontramos resultados desse governo que está aí. Nós percebemos as dificuldades que a população sente no dia a dia, na falta de água nas torneiras, no desemprego. Mas temos o compromisso de tirar Pernambuco da inércia e mudar essa situação que envergonha os pernambucanos. Isso só se faz ouvindo as pessoas e apresentando soluções", disse o prefeito.

No sábado, foi a vez de Arcoverde, Buíque e Floresta, onde Raquel Lyra falou das vocações regionais das 12 microrregiões de desenvolvimento de Pernambuco. "Aqui temos diversos arranjos produtivos, em Floresta não tem incentivo à fruticultura irrigada, em Salgueiro com a enorme vocação logística, em Serra Talhada com o polo médico e em Arcoverde no setor de serviços. Temos que olhar para essa região que se precisa se desenvolver e para sua gente que precisa de oportunidades. Por isto, a importância do debate sobre o sertão e Pernambuco", afirmou. 

O encontro foi convocado com a liderança local Cacá Ferraz, e contou com a presença dos vereadores Gilmar Leal, Peu Villarim, Ciro Ferraz e lideranças da cidade. O grupo seguiu para Arcoverde, no sertão do Moxotó, acompanhado do ex-prefeito de Garanhuns, Izaias Régis (PSDB). A agenda do final de semana foi encerrada em Buíque. 

Tags

Autor