PROJETO DE LEI

Vereadora do PT quer criar cota para LGBTQIA+ em conjuntos habitacionais da prefeitura do Recife

Para começar a valer, o texto precisa ser aprovado por comissões da Casa e, em seguida, pelo plenário. Só após isso, será encaminhado para sanção ou veto do prefeito João Campos (PSB)

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 20/12/2021 às 7:33
Notícia
X

Famílias LGBTQIA+ em situação de violência e vulnerabilidade social podem ter uma cota para serem beneficiadas com unidades de moradia dos conjuntos habitacionais construídos pela prefeitura do Recife. É o que prevê um projeto de lei apresentado pela vereadora Liana Cirne (PT) na Câmara Municipal da capital pernambucana. 

Para começar a valer, o texto precisa ser aprovado por comissões da Casa e, em seguida, pelo plenário. Só após isso, será encaminhado para sanção ou veto do prefeito João Campos (PSB).

Segundo a proposta, das vagas em habitacionais do Recife, 5% ficaria destinado ao público LGBTQIA+ em vulnerabilidade social e situação de violência. Ainda de acordo com o texto, incluem-se na regra os programas habitacionais promovidos com recursos próprios municipais ou financiados por recursos federais, estaduais ou privados.

O PL de Liana Cirne também define quem está em vulnerabilidade social ou situação de violência. Para estar englobada no primeiro conceito, a pessoa precisa ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos e estejam cadastradas no Cadastro Único Para Programas Sociais.

Já o segundo conceito refere-se àquelas pessoas que sofrem algum tipo de violência nos locais que tenham domicílio ou residência.

Requisitos

No texto, a parlamentar estabelece requisitos necessários para que a população LGBTQIA+ garanta o direito à cota. O primeiro passo é residir no Recife nos últimos dois anos; em seguida, é preciso comprovar que nenhum dos componentes da família ser proprietário de imóvel urbano ou rural, nem tenha sido beneficiado anteriormente em programas habitacionais implantados pelo Executivo Municipal.

Além disso, a família precisa estar cadastrada em lista específica para inclusão na reserva de unidades de
moradia em programas habitacionais implantados pela prefeitura; e encontrar-se comprovadamente em situação de violência e de vulnerabilidade social.

Para esta comprovação, os beneficiários precisarão procurar um dos seguintes órgãos listados abaixo, que farão relatório de encaminhamento atestando a condição.

  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
  • Centro de Referência em Assistência Social (CRAS);
  • Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP);
  • Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT.

Se não houver que cumpram os requisitos estabelecidos, a prefeitura poderá preencher as vagas com outras pessoas, independente da orientação sexual.

Justificativa

Ao justificar o projeto, a petista relembrou as desigualdades existentes no Recife e afirmou que elas "são ainda mais radicalizadas pela condição de gênero, e por falta políticas públicas voltadas para essa questão social."

Cirne defendeu anda que seu projeto de lei é um importante instrumento de proteção social à população LGBTQIA+ em estado de vulnerabilidade social. "É dever do Estado garantir o direito à cidadania, à humanidade e à moradia", argumentou a vereadora. 

"Pensar na garantia do direito à moradia é pensar em políticas públicas que reparem o cerceamento da cidadania de pessoas LGBTQIA+ expulsas de casa", afirmou Liana em outro trecho.

Tags

Autor