CAGED

Bolsonaro diz que Brasil não teve déficit de emprego, mesmo com saldo negativo em 2021

Após uma revisão de dados realizada pelo governo, foi constatado, em novembro do ano passado, que o País encerrou o primeiro ano da pandemia com saldo negativo

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 06/01/2022 às 13:34 | Atualizado em 06/01/2022 às 13:35
Notícia
X

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira (6) que, em relação a empregos, o ano de 2020 "terminou em zero a zero, apesar de os dados informados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostrarem resultado negativo no ano. "Nem saldo, nem déficit de emprego" reforçou.

Após uma revisão de dados realizada pelo governo, foi constatado, em novembro do ano passado, que o País encerrou o primeiro ano da pandemia com saldo negativo de geração de empregos. De acordo com os dados revisados, a perda foi de 191,5 mil vagas com carteira assinada em 2020.

Conforme mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), revisões em dados do Caged são corriqueiras e podem ocorrer até 12 meses após novas demissões e admissões por causa do prazo das empresas para informar os dados ao governo, o que pode demorar.

A magnitude da discrepância revela que de fato um número maior de firmas atrasou o preenchimento das informações sobre demissões no ano de 2020.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, a maioria das declarações enviadas fora do prazo é feita por pequenas empresas.

Tags

Autor