Legislativo

Na reabertura dos trabalhos da Alepe, Paulo Câmara apresenta balanço da gestão e garante investimentos para 2022

Em razão da alta no número de casos confirmados da covid-19 e do surto viral da influenza (H3N2), as reuniões ordinárias e das comissões legislativas serão feitas de forma remota

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 01/02/2022 às 18:56 | Atualizado em 01/02/2022 às 18:57
Notícia
X

De forma remota, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retomou as atividades parlamentares nesta terça-feira (1º). Em razão da alta do número de casos confirmados da covid-19 e do surto viral da influenza (H3N2), as reuniões ordinárias e das comissões serão feitas virtualmente, por um período temporário. O governador Paulo Câmara (PSB), que participou da solenidade, destacou em sua mensagem o Relatório da Ação de Governo referente ao exercício de 2021, com atenção ao Plano Retomada - que prevê investimento total de R$ 5 bilhões.

“Dentro do Plano Retomada, percorremos o Estado, visitamos 115 municípios nas 12 regiões de desenvolvimento e promovemos 1.024 ações, entre assinaturas de ordens de serviços, autorizações para licitação de projetos, vistorias a obras e inaugurações, reunindo intervenções a serem iniciadas, em andamento ou já concluídas. Todo esse conjunto está orçado em aproximadamente R$ 3,1 bilhões. Essas ações já mostraram os primeiros resultados concretos, com Pernambuco registrando o maior saldo de geração de empregos em dez anos, com quase 90 mil novos postos de trabalho no ano de 2021”,afirmou Paulo Câmara.

O governador também fez um apanhado das medidas de enfrentamento à pandemia da covid-19. “Todas as medidas adotadas sempre foram precedidas de muito diálogo com os segmentos envolvidos, a exemplo dos poderes constituídos, especialistas em saúde, universidades, prefeitos e entidades da sociedade civil, no intuito comum de salvaguardar a vida dos pernambucanos”, frisou.

Em seguida, a palavra foi concedida para o líder da Oposição, deputado estadual Antônio Coelho (DEM), que não poupou críticas à gestão socialista, afirmando ainda, que o bloco oposicionista vai “apresentar um novo modelo de governo ao povo de Pernambuco”.

“Um dos pilares, será a privatização de diversos ativos estratégicos, como Suape, Copergás e Compesa, entre tantos outros, poderemos aqui obter maiores eficiências nestas empresas, melhores serviços aos consumidores, como também tarifas reduzidas. Também seriam levantados recursos para a realização de obras estruturantes, que gerariam dezenas de milhares de empregos como também alçariam a nossa infraestrutura em um novo patamar”, disse Coelho.

O parlamentar elencou uma série de ações inacabadas pelo Estado, como o Canal do Sertão e de Entremontes, a duplicação da BR-232 e o Arco Metropolitano, que se entregues poderiam elevar o patamar estruturante do Estado. Além disso, ele também criticou a burocratização fiscal e a redução de impostos, que leva empresas a desistirem de investir aqui.

“Sabemos que o ICMS é uma fonte importante de recurso para o estado, mas, neste momento, considero necessário esse debate em torno da redução do imposto no momento em que Pernambuco apresenta resultados fiscais para tanto. Isso levaria importante alívio fiscal para as famílias pernambucanas”, concluiu o parlamentar.

 

Heudes Regis/SEI
Paulo Câmara faz balanço da gestão e assegura que 2022 terá recorde de investimentos - Heudes Regis/SEI

Para o líder do governo, deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), o País tem enfrentado anos atípicos por causa da pandemia, mas o Governo do Estado manteve uma gestão “ativa, profícua e atuante”. “Nós atuamos mantendo uma relação importante sobre a questão da pandemia, mesmo assim não deixamos de agir em outras áreas significativas, como por exemplo, com o maior investimento na saúde pública, educação e segurança pública do Nordeste”, declarou o parlamentar.

Isaltino também destacou o Plano Retomada para rebater as críticas feitas pela oposição. “Os municípios pernambucanos receberam no ano passado e ainda receberão este ano, a visita do conjunto do Executivo com a participação do Poder Legislativo, para anunciar obras estruturadoras e estratégicas desejadas há muitos anos, seja nas áreas de saneamento, educação, na saúde, infraestrutura e meio ambiente”, afirmou Nascimento.  

A 4ª Sessão da 19ª Legislatura foi realizada sob o comando do presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP) e contou com a presença do Defensor Público-Geral José Fabrício Silva de Lima. "Em um dos momentos mais desafiadores que nossa sociedade atravessa, em razão da pandemia do novo coronavírus, estamos fazendo em conjunto uma das legislaturas mais produtivas dos 186 anos de história deste parlamento. Sendo precavidos, quando o momento é de prudência, e incisivos quando ele exige uma resposta firme e imediata de todos nós que fazem esta casa", discursou Medeiros. 

Tags

Autor