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O Plano Retomada de Pernambuco, lançado pelo governo do Estado na terça-feira (3/8), prevê investimentos em projetos de infraestrutura antigos e até hoje polêmicos para sair do papel. Dos R$5 bilhões previstos no plano, pelo menos R$2 bilhões serão destinados a rodovias e projetos rodoviários, que terão papel importante na retomada econômica. Serão 258 obras públicas espalhadas em 130 municípios pernambucanos.
As principais intervenções relacionadas à infraestrutura de transporte e logística são a triplicação da BR-232 até a BR-408, na saída do Recife em direção ao interior do Estado; a reconstrução dos 120 quilômetros da BR-232 entre o Recife e a cidade de Caruaru, no Agreste do Estado; e o Arco Metropolitano - polêmico e antigo projeto que prevê um ramal rodoviário e expresso ligando a Zona da Mata Norte ao Porto de Suape, no Sul da Região Metropolitana do Recife, sem passar pelo contorno urbano da BR-101, entre Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes. Está incluída, ainda, a requalificação da PE-15 (entre o Complexo de Salgadinho e o entroncamento com a BR-101, em Abreu e Lima, também no Grande Recife.
O Plano Retomada de Pernambuco também prevê a execução de parte do plano de requalificação das estradas - batizado como Programa Caminhos de Pernambuco -, que inclui as rodovias estaduais PE-17 (conhecida como Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife); PE-18 (que liga Abreu e Lima a Camaragibe, também no Grande Recife); o acesso à Praia de Muro Alto (em Ipojuca, Grande Recife); e PE-60 (acesso ao Litoral Sul do Estado); entre outras. Além da construção de quatro aeródromos: em Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada e Araripina. Segundo promete o governo do Estado, parte dos investimentos começam ainda no segundo semestre deste ano. Essas obras devem gerar 38 mil vagas de empregos.
Como explica a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), que coordena o Caminhos de Pernambuco, a lógica é gerar emprego e renda e, consequentemente, contribuir para o escoamento da produção e fortalecimentos das atividades turísticas. Cada uma das ações – em andamento ou previstas – tem a missão de colaborar com o desenvolvimento dos polos econômicos, como o gesseiro, no Sertão do Araripe; o da fruticultura irrigada, no Sertão do São Francisco; e o da bacia leiteira e têxtil, no Agreste.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012