judiciário

Novo desembargador do TJPE, Paulo Romero de Sá Araújo toma posse no Palácio da Justiça

Ele foi eleito pelo Pleno do tribunal na última segunda-feira (21), durante sessão extraordinária

Ana Maria Miranda
Cadastrado por
Ana Maria Miranda
Publicado em 23/02/2022 às 13:53
ASSIS LIMA / ASCOM TJPE
ALTERNATIVA Licença poderá ser convertida em pecúnia (dinheiro) - FOTO: ASSIS LIMA / ASCOM TJPE
Leitura:

Um novo desembargador tomou posse no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na manhã desta quarta-feira (23). Natural de Salgueiro, no Sertão do Estado, Paulo Romero de Sá Araújo, 69 anos, foi eleito pelo Pleno por aclamação, pelo critério de antiguidade, na última segunda-feira (21), durante sessão extraordinária.

A posse formal aconteceu no gabinete da Presidência, no Palácio da Justiça, localizado na Praça da República, bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. A Corte do Judiciário estadual pernambucano é formada por 52 desembargadores, e a substituição ocorre por causa da aposentadoria do magistrado Roberto da Silva Maia.

"É muito bom ter mais um colega de turma chegando no Tribunal de Justiça de Pernambuco. Um homem íntegro e independente", comemorou o chefe do Judiciário estadual, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.

No discurso de posse, Paulo Romero lembrou a trajetória no tribunal e o papel da Justiça na vida da população. "Nesse caminhar, tenho visto com inevitável náusea a força bruta e egoísta da má política, a todo instante gerando normas casuísticas, com objetivos em geral voltados para a manutenção dos privilégios e das desigualdades", destacou.

História

Paulo Romero de Sá Araújo nasceu em 5 de agosto de 1952 e formou-se em direito em 1977, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele ingressou na magistratura na Justiça estadual pernambucana em 14 de abril de 1983 e a primeira comarca em que exerceu a titularidade como juiz foi Parnamirim, no Sertão, a qual acumulou o exercício do cargo em Serrita.

Em seguida, assumiu a comarca de Joaquim Nabuco, que acumulava com a cidade de Palmares. Depois, foi titular no município de Ipojuca, exercendo cumulativamente o cargo na comarca de Sirinhaém. Foi promovido para a comarca de Escada, e em 1998, iniciou o cargo de juiz na 7ª Vara de Família e Registro Civil da Comarca do Recife, onde segue há 23 anos.

Comentários

Últimas notícias