DENÚNCIA

Prefeita de Sirinhaém denuncia 'manobra' da Câmara de Vereadores na aprovação do orçamento: "se não reverem, terei de fechar o nosso hospital"

Camila Machado (PP) se pronunciou através de suas redes sociais e enfatizou que se o orçamento anual não for revisto, para dar o reajuste no piso dos professores, terá de reduzir o quadro da categoria nas escolas municipais

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/03/2022 às 18:45
REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM/@CAMILAMACHADOPE
VERBA Prefeita de Sirinhaém, Camila Machado (PP), quer que o orçamento anual seja revisto pelos vereadores - FOTO: REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM/@CAMILAMACHADOPE
Leitura:

A prefeita de Sirinhaém, Camila Machado (PP), se pronunciou através de suas redes sociais a respeito da decisão da Câmara de Vereadores de aprovar o orçamento anual do município do Litoral Sul de Pernambuco em R$ 124 milhões, mas destinando grande parte desse montante para áreas que não demandam investimentos urgentes. O que, para ela, trata-se de uma "manobra política" para engessar a gestão.

Tal medida, segundo Camila Machado, se não for revista pelos vereadores, vai acarretar em uma demissão em massa e no comprometimento de serviços essenciais, como na execução das atividades de hospitais e escolas. "Da forma como foi aprovado o orçamento para esse ano. teremos grandes problemas. Precisaremos encerrar o contrato de mais de 300 pais e mães de família, além de reduzir a merenda escolar que hoje é de duas refeições por turno para uma", explicou a prefeita.

Na avaliação da gestora, além do problema na dotação orçamentária, a Câmara também reduziu o teto máximo de remanejamento do orçamento, que nas gestões anteriores era de 20%, para 1%. "Da forma que está, não será possível aplicar o aumento do piso dos professores. Para atingir o reajuste, dessa maneira, teremos de reduzir o quadro de professores na rede escolar do município", alertou Camila Machado.

"Do jeito que aprovaram o orçamento, em março, já terei de reduzir o pessoal do hospital. Em abril, possivelmente, se eles não reverem a decisão, terei de fechar as portas do nosso hospital", sinalizou a prefeita.

PEDIDO DE SUPLEMENTAÇÃO

Entre a versão enviada pela prefeitura e a que foi aprovada pela Câmara de Vereadores, há grandes mudanças na destinação dos recursos. Embora o valor total seja o mesmo, o modo como ele é distribuído entre as diferentes secretarias e programas foi alterado. Por exemplo, no lugar de ter orçamento para reforma do hospital, há orçamento para aquisição de materiais.

"Enviaremos para a Câmara um pedido de suplementação para que possamos tocar a gestão. Não só as gestões anteriores, mas todos os municípios da região tiveram e têm essa autorização para suplementar 20% do orçamento. Estamos contando com a sensibilidade dos vereadores no sentido de aprovarem esse pedido e deixarem que a gente possa cuidar do povo de Sirinhaém”, salientou Camila Machado.

Comentários

Últimas notícias