Eleições 2022

Raquel Lyra ignora Antônio Coelho e diz que Priscila Krause, 'embora não seja, é a líder da oposição na Alepe'

Antônio é irmão de Miguel Coelho, prefeito de Petrolina e também pré-candidato a governador, e líder do grupo oposicionista na Casa Legislativa, mas não foi mencionado pela tucana

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 22/03/2022 às 16:52 | Atualizado em 28/03/2022 às 15:44
Notícia
X

Apesar de afirmarem reiteradamente que não haverá fogo amigo na centro-direita pernambucana durante a campanha eleitoral de 2022, os pré-candidatos a governador do bloco já começam a dar indícios de que, na prática, isso dificilmente vai se concretizar. Na noite da última segunda-feira (21), por exemplo, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que vai disputar o Palácio do Campo das Princesas pelo PSDB, afirmou durante um evento do partido que a deputada Priscila Krause (União Brasil), "embora não seja, é a líder da oposição na Assembleia Legislativa". O líder da oposição na Alepe, porém, é o deputado Antônio Coelho (União Brasil), irmão de Miguel Coelho (União), prefeito de Petrolina e também pré-candidato a governador.

"A arte da política é a arte da união. E a gente tem que conciliar propósitos em torno de um projeto de crescimento para algum lugar. A gente está aqui porque não estamos em uma aliança eventual, de quem chega na frente achando que pode, a partir de outros interesses, que não sejam os interesses públicos, transformar através da política o nosso lugar. Ninguém acredita mais que nós fomos líderes no Nordeste, que fomos referência para o Brasil. Mas nós fomos. Fomos porque nós temos gente arretada em todo canto. Tem Priscila, que, embora não seja, é a líder da oposição na Assembleia Legislativa", declarou a tucana, na ocasião.

Priscila Krause tem uma atuação destacada dentro da bancada de oposição da Alepe, mas não ocupa o cargo de líder do bloco. Em 2019, quando o então deputado estadual Silvio Costa Filho (Alepe) deixou a Casa Legislativa para assumir o seu primeiro mandato como deputado federal, o nome da parlamentar chegou a ser cotado para o posto, mas a liderança acabou ficando com Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), aliado do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que é pai de Miguel e Antônio.

O atual líder da oposição foi procurado para comentar a fala da prefeita, mas até a publicação deste texto não respondeu à reportagem.

Após 27 anos filiada ao Democratas, Priscila anunciou sua saída do partido depois que a sigla resolveu se fundir com o PSL, formando o União Brasil, e há certa expectativa de que ela passe a integrar as hostes do PSDB. A divulgação do desembarque da parlamentar da agremiação ocorreu aproximadamente dois meses após a chegada de Miguel como pré-candidato a governador.

ANDERSON X MIGUEL

No último dia 15, o embate da vez foi entre o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), e Miguel Coelho. Segundo o Blog de Jamildo, ao ser questionado sobre a declaração do político sertanejo de que seria o melhor exemplo de gestor entre os pré-candidatos a governador postos, o postulante do presidente Jair Bolsonaro (PL) não titubeou ao endereçar uma resposta ao aliado.

"Eu peguei uma cidade cheia de mazelas sociais. Administrar Petrolina com o pai sendo líder do governo (federal)... (seria mais fácil) Vem governar Jaboatão", disparou Anderson. O prefeito ressaltou, ainda, que já comprovou que a sua gestão é uma referência para o Estado, tanto que já recebeu premiações até mesmo da Organização das Nações Unidas (ONU).

2020

Em 2020, ainda durante a pré-campanha à Prefeitura do Recife, atores da centro-direita do Estado protagonizaram diversos embates em busca de protagonismo no pleito, confusões que se arrastaram até praticamente a véspera da votação. Coincidência ou não, a capital pernambucana foi para o segundo turno com duas candidaturas de centro-esquerda, a da petista Marília Arraes, e a do socialista João Campos, que acabou saindo vitorioso.

Depois dessa experiência, o grupo até tentou chegar a um consenso para ter apenas um candidato em 2022, mas vai sair com as candidaturas de Anderson, Raquel e Miguel ao governo estadual.

Tags

Autor