ELEIÇÕES 2020

João Campos (PSB) é eleito prefeito do Recife, vencendo Marília Arraes (PT)

João Campos conquistou 56,27% dos votos válidos no segundo turno das eleições 2020

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/11/2020 às 18:45 | Atualizado em 29/11/2020 às 20:46
SJCC
João Campos (PSB) é o novo prefeito do Recife - FOTO: SJCC

João Campos (PSB) foi eleito prefeito da cidade do Recife neste domingo (29). Com 447.913 votos (56,27%), o deputado federal derrotou nas urnas a sua prima, e igualmente deputada federal, Marília Arraes (PT), que conquistou 348.126 votos (43,73%%). O socialista sagrou-se vencedor de uma das eleições mais disputadas do País em 2020, tornando-se prefeito aos 27 anos e dando continuidade à gestão do PSB na cidade, até então comandada por Geraldo Julio. Neste segundo turno, os votos brancos e nulos no Recife totalizaram, respectivamente, 3,48% (31.717) e 9,17% (83.558). Abstenção, 21,26% (246.010).

João Henrique de Andrade Lima Campos, 27 anos, contou com o maior bloco de partidos aliados no primeiro turno: a Frente Popular do Recife (PSB, PDT, PV, Rede, Republicanos, PSD, MDB, Avante, Solidariedade, PCdoB, PP e PROS). O socialista comandará a cidade com a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT), ex-vereadora e ex-secretária de Habitação do Recife.

ARTES JC
Resultado Reife - ARTES JC

Campos formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2016. Paralelo ao curso sempre atuou junto ao PSB. Em 2014 foi nomeado secretário de Organização Estadual do partido. Dois anos depois, em 2016, foi chamado para ser chefe de gabinete do governador Paulo Câmara (PSB).

Em 2018, disputou sua primeira eleição para uma vaga na Câmara dos Deputados, sendo eleito com 460.637 votos, tornando-se o deputado federal mais votado da história de Pernambuco. Também em 2018, foi alçado ao posto de vice-presidente Nacional de Relações Federativas do PSB.

Disputa

Apesar de um primeiro turno morno, as eleições municipais no Recife tomaram outro rumo no segundo turno. Em jogo, entre João Campos e Marília Arraes esteve a disputa pela herança política do ex-governador Miguel Arraes e também a definição de qual frente esquerdista conquistaria o poder.

No primeiro turno, João Campos foi o candidato a ser batido, alvo dos adversários de partidos de direita e centro-direita, mas também do PT de Marília Arraes. Por esse motivo, no discurso, Campos se mantinha na defensiva, reconhecendo o que fora feito ao longo de oito anos pelo PSB, mas sempre reforçando o posicionamento de que enxergava erros e necessidade de mais avanços na cidade. No segundo turno, o socialista partiu para o ataque, reforçando o anti-petismo e trazendo à tona denúncias contra a sua adversária.

Os ânimos aflorados colocam em xeque agora os 20 anos nos quais PSB e PT vêm alternando o comando da cidade. Esta eleição tem sido considerada o ponto de partida sobre as novas circunstâncias de cisão que poderão existir entre as duas legendas, inclusive a nível nacional.
Além de política, a disputa também expôs as divergências familiares. Marília é neta do ex-governador Miguel Arraes, de quem herdou seu interesse pela política. João Campos é filho do ex-governador Eduardo Campos, neto da atual ministra e vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) Ana Arraes, e bisneto de Miguel Arraes.

Propostas

As propostas do candidato a prefeito João Campos passam por áreas da saúde, educação, saneamento básico, mobilidade, causa animal, emprego e renda. Entre as promessas voltada para a primeira infância, o socialista garante que irá aumentar em 50% o número de creches e criar o Praças da Infância, espaço para atividades físicas e recreativas, inclusive de crianças com deficiência. Outro projeto, voltado para quem anda de bicicleta pela cidade, trata da ampliação da malha cicloviária em 100 km, ligando a via da Zona Sul a Zona Norte.

Para o centro do Recife, uma das questões mais debatidas nesta eleição, João Campos promete criar um escritório de otimização para a gestão dos bairros centrais, requalificar as avenidas Dantas Barreto e Guararapes para estimular a moradia, e transformar a rua do Bom Jesus numa via exclusiva para pedestres e ciclistas.

Para estimular o emprego e renda, consta entre os projetos do socialista o Embarque Digital, que irá disponibilizar 500 bolsas em cursos com formação tecnóloga para estudantes da rede municipal de ensino, para que possam atuar profissionalmente na área de tecnologia. Além disso terá a agência Desenvolve Recife, que será um centro de empreendedorismo reunindo Sala do Empreendedor, Agência do Trabalho, cursos de capacitação e Crédito Popular.

ARTES JC
Resultado Reife - FOTO:ARTES JC

Comentários

Últimas notícias