Eleições 2022

Saiba quem é Carlos Veras, nome indicado pelo PT para o Senado na chapa Danilo Cabral

A Executiva do PT de Pernambuco aprovou o nome do deputado federal Carlos Veras, mas a decisão ainda passará pelo PT Nacional

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 14/04/2022 às 15:44 | Atualizado em 14/04/2022 às 17:58
Notícia
X

A direção da Executiva do PT de Pernambuco aprovou, na noite dessa quarta-feira (13), o nome do deputado federal Carlos Veras para ser o pré-candidato ao Senado Federal na chapa da Frente Popular. A indicação ainda passará pela validação do PT Nacional para ser apresentada oficialmente ao PSB e aos partidos que compõem a base do palanque do pré-candidato a governador Danilo Cabral.

Mas quem é o deputado federal, apoiado pelo senador Humberto Costa (PT), e que poderá disputar a única vaga do Senado Federal em Pernambuco? Eleito em 2018 com 72.005 votos, Carlos Veras, de 40 anos, está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e sua atuação é voltada às pautas ligadas ao movimento sindical e de agricultores. Atualmente, é o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM).

Natural do município pernambucano de Tabira, o parlamentar petista já foi presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE), no período de 2012/2015, e vice-presidente da Central na gestão de 2009-2012. Antes de ocupar estes cargos, Carlos Veras também foi coordenador do Complexo das Cooperativas do Sertão; secretário-geral da Cooperativa de Crédito Ecosol-Pajeú; e tesoureiro da Agência de Desenvolvimento Solidário da CUT (ADS-CUT);

“Recebo a indicação, com muita honra, responsabilidade e entusiasmo. Tenho muita fé e coragem para contribuir com o avanço de Pernambuco e para lutar pela reconstrução e transformação do Brasil, iluminado pelos sonhos do meu partido e de braços dados com Lula e com o povo pernambucano”, declarou Veras, em publicação nas suas redes sociais, anunciando a decisão da Executiva estadual.

 

Disputa

O nome do deputado federal Carlos Veras sempre foi defendido pelo senador Humberto Costa, e estava sendo avaliado dentro do PT junto com os nomes da deputada estadual Teresa Leitão, da deputada federal Marília Arraes e do ex-deputado estadual Odacy Amorim - que acabou desistindo da disputa.

Com a recusa de Marília Arraes em ser a pré-candidata a senadora na chapa do PSB - o que culminou na sua saída do partido para filiar-se ao Solidariedade e lançar sua candidatura ao governo do Estado - as discussões voltaram-se para os nomes de Carlos Veras e Teresa Leitão.

Oficialmente, o PT não tem discutido outra vaga que não seja a do Senado, mas existe um entendimento na Frente Popular de que é preciso ter um partido de centro nesta composição. Diante desse cenário há uma expectativa grande em torno do nome do deputado federal André de Paula (PSD) para o Senado, e neste caso, a deputada estadual Teresa Leitão, como indicada a vice.

O martelo não está batido e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fez veto a nenhum dos nomes que estão colocados em discussão. Vale lembrar que a vice-governadora Luciana Santos, que se dispôs a disputar a vaga desde janeiro, vai reforçar a sua pré-candidatura como uma alternativa, em um ato político na próxima segunda-feira (18).

Tags

Autor