ELEIÇÕES 2022

Com movimento intenso, TRE-PE amplia capacidade de atendimento para regularizar título de eleitor no Recife

Em todo Brasil, a data limite para tirar o título, regularizá-lo, mudar o local de votação ou resolver pendências é até esta quarta-feira, 4 de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 01/05/2022 às 11:26 | Atualizado em 02/05/2022 às 13:37
Notícia
X

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) anunciou, neste domingo (1º), a ampliação da capacidade de atendimento na sede do Recife. As 200 vagas extras se devem à alta procura de pessoas para regularizar o título de eleitor para o pleito de 2022.

A notícia foi dada pelo diretor geral do TRE-PE através das redes sociais. "Todos os cartórios de Pernambuco estão funcionando. Estou direto da central do Recife hoje, o atendimento está intenso, porém está tudo organizado, sem fila, com atendimento no momento agendado", disse Orson Lemos.

"Lembro a vocês que acabamos de abrir mais 200 vagas no Recife, que a capacidade poderá ser aumentada a partir de amanhã para atender a você, eleitor", completou.

Em todo Brasil, a data limite para tirar o título, regularizá-lo, mudar o local de votação ou resolver pendências é até esta quarta-feira, 4 de maio. A data é estipulada pela Lei das Eleições, que prevê o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito.

Os procedimentos de solicitação da primeira via do documento e a regularização dele podem ser feitos rapidamente pela internet, com o sistema Título Net. (Confira o passo a passo no final da matéria).

"Não perca a oportunidade, 4 de maio está chegando, é o último momento. Pode vir, desde que agende, que você será bem atendido, ou vai para a internet, no TRE-PE.JUS.BR, com atendimento remoto, e faça seu título pelo Título Net", chamou Orson.

A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

Saiba como acessar o Título Net

Tanto o alistamento (primeira via do título) quanto a regularização podem ser solicitados pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para tirar a primeira via, após informar a Unidade Federativa em que reside, você será informado sobre os documentos necessários (selfie segurando um documento de identificação; comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos). Na página seguinte, em “Título de eleitor”, selecione a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o acompanhamento pode ser feito aqui.

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem, antes de tudo, conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, neste link. Em seguida, no sistema Título Net, insira as informações e os documentos solicitados e acompanhe o requerimento.

e-Título

Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

Tags

Autor