Eleições 2022

Miguel Coelho diz que desabamento de teto do Hospital da Restauração foi uma "tragédia anunciada"

Miguel Coelho emitiu uma nota prestando solidariedade às famílias dos pacientes que foram afetados pelo desabamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 02/05/2022 às 19:40 | Atualizado em 02/05/2022 às 20:03
Notícia
X

O pré-candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho (União Brasil), emitiu uma nota prestando solidariedade as famílias dos pacientes afetados pelo rompimento da tubulação de água que ocasionou no desabamento de parte do teto da unidade de trauma (emergência) do Hospital da Restauração (HR), na tarde desta segunda-feira (2). 

"O que vimos acontecer hoje no Hospital da Restauração aperta o coração e nos faz perguntar como deixamos isso acontecer em Pernambuco. A queda do teto de um hospital desse porte é algo que nos envergonha nacionalmente, mas infelizmente é uma tragédia anunciada", disparou o ex-prefeito de Petrolina.

Ainda segundo o pré-candidato, os problemas de infraestrutura da unidade hospitalar não são recentes, tendo sido alvo de diversas denúncias não só por parte dos pacientes, mas por médicos, enfermeiros, técnicos e demais funcionários do HR. 

"Hoje, não foi uma peça de ficção. Vimos, chocados, a dura realidade do fracasso da política pública de saúde de nosso estado. Mais do que isso, assistimos ao desleixo com Pernambuco e, principalmente, com o povo mais simples que precisa de um atendimento humanizado, mas é obrigado a sobreviver na indignidade e no perigo", declarou. 

"Presto minha solidariedade às famílias dos pacientes que foram afetados por essa tragédia. Também manifesto meu sentimento de respeito a cada funcionário que trabalha em condições tão precárias, são heróis do cotidiano e do serviço público", finalizou Miguel Coelho. 



 

 

SITUAÇÃO

De acordo com o diretor do HR, Miguel Arcanjo, que conversou com a imprensa por volta das 16h, a situação está sob controle e "não existe risco algum para o paciente agora", declarou. O diretor contou que, com o rompimento da tubulação de água, extravasou água para a ala laranja.

"Terminou indo também para a ala vermelha. Os pacientes (nesses setores) foram levados para outra área do hospital. Em seguida, contivemos o vazamento e limpamos toda a área", informou Arcanjo. "Todos os pacientes estão de volta, e graças a Deus não ocorreu nada demais. Está tudo sob controle", acrescentou o diretor do HR. Ele assegurou ainda que, apesar de pacientes terem sido atingidos pela água que desceu do teto, eles não foram machucados pelo gesso.

 Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que "o vazamento de água ocorrido no Hospital da Restauração, se deu por conta do rompimento de uma tubulação de água potável". "O incidente aconteceu no 1º andar, em uma das salas da enfermaria, na unidade de trauma e a vazão da água pressionou duas placas de gesso, fazendo com que cedessem".

Ainda segundo o comunicado da SES-PE, o problema teria sido pontual e não está relacionado a estabilidade estrutural do prédio. "A direção da unidade informa, ainda, que nenhum paciente sofreu danos com o incidente e que o serviço não foi paralisado. Por conta do incidente, a equipe multiprofissional removeu imediatamente os pacientes que estavam no setor, mas que já retornaram ao ambiente".

Por fim, a Secretaria Estadual de Saúde esclareceu que uma equipe de manutenção conteve o vazamento, reparando a tubulação e fechando o forro do teto no local. 

Tags

Autor