Eleições 2022

'Nosso instrumento de trabalho a partir de 1º de janeiro de 2023', diz Raquel Lyra sobre plano de governo

Pré-candidata a governadora lançou nesta quarta uma plataforma colaborativa para a elaboração do documento. Site já está disponível para acesso da população

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 04/05/2022 às 13:41 | Atualizado em 07/11/2023 às 14:53
Notícia
X

Em evento realizado no início da tarde desta quarta-feira (4) no Recife, a pré-candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) apresentou uma plataforma totalmente online que possibilitará à coordenação da sua campanha construir de forma colaborativa o plano de governo da tucana. Além da ex-prefeita de Caruaru, participaram do lançamento o ex-senador Armando Monteiro (PSDB), a deputada estadual Priscila Krause (CID), o ex-governador João Lyra Neto, pai de Raquel, entre outros apoiadores.

Mais cedo, durante passagem pelo SJCC, Raquel Lyra contou que já há alguns meses vem circulando todo o Estado para conhecer as necessidades de cada região e que a ideia, agora, é unir o que se tem identificado presencialmente com o que vier a ser enviado para a plataforma digital. Com base nesses dados, afirmou a pré-candidata, será possível ouvir especialistas em várias áreas e construir o plano de governo que será oficializado na campanha.

“Nós estamos lançando, hoje, as diretrizes do nosso plano de governo. Os princípios, os valores, para que a gente construa juntos as propostas. Nós dividimos o Estado de Pernambuco inteiro para saber como vamos dialogar com cada região. Dialogar do ponto de vista de gestão, porque eu acredito em gestão territorializada, e sobre a construção da cobertura eleitoral e política. Agora, ouvindo especialistas, nós vamos construir as soluções para esses problemas, que podem ser de curtíssimo, curto, médio ou longo prazo”, frisou a tucana.

Para colaborar com o plano de governo da pré-candidata, basta acessar a plataforma online lançada hoje, se cadastrar e preencher as informações solicitadas. O espaço virtual é dividido em dez eixos, como saúde, educação, segurança, mulheres, mobilidade e água e esgoto, por exemplo. A partir da próxima semana, Raquel vai iniciar uma série de debates temáticos para também contribuir com a formatação do programa de governo. O tema do primeiro desses encontros é saúde pública.

Apesar de, pela legislação eleitoral em vigor, precisar entregar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um plano de governo pronto até 15 de agosto, a ex-prefeita de Caruaru garante que a escuta à população seguirá aberta até a eleição. “A gente vai fazer um trabalho intenso do diálogo nas ruas, na plataforma, com os especialistas, para uma interação permanente com os cidadãos pernambucanos. Em 2020, na campanha para a prefeitura, a gente colheu mais de 1500 contribuições. A gente quer multiplicar isso em Pernambuco e entregar aquilo que realmente dialoga com as necessidades do povo”, explicou Raquel, no ato de lançamento.

“Quando a gente constrói um plano de governo ele será não só um documento para entregar ao TSE, mas será o nosso instrumento de trabalho a partir de 1º de janeiro de 2023. É assim que a gente acredita que precisa fazer um Pernambuco diferente, mudar o nosso Estado, olhar pra frente e ir pra cima”, completou a pré-candidata.

Em seu pronunciamento, o ex-senador Armando Monteiro disse se sentir representado pela iniciativa de Raquel. “Eu me sinto muito contemplado por tudo o que eu assisti. Eu compartilho a visão, me identifico com as diretrizes e mais ainda com os valores expressos. Eu acho que começa muito bem esse processo. E preciso dizer que o processo de construção é tão importante quanto o produto final, porque ele dá qualidade, engajamento. E é com essa participação que você pode garantir, ao final, o melhor produto, que é um programa que verdadeiramente expresse os anseios e aspirações da sociedade”, afirmou.

Tags

Autor