Entrevista

Eduardo Bolsonaro critica Lula na capa da Time: ''como fazer a sua revista perder a credibilidade''

Por outro lado, aliados de Lula como Humberto Costa e Marília Arraes exaltaram a entrevista do ex-presidente à revista norte-americana

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 05/05/2022 às 9:33 | Atualizado em 05/05/2022 às 9:49
Notícia
X

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, criticou a entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Revista Time.

O petista, pré-candidato à reeleição, estampa a capa da publicação com a data de 23 de maio, que traz escrito: "O segundo ato de Lula".

Para Eduardo Bolsonaro, a revista "perdeu a credibilidade". "Como fazer a sua revista perder a credibilidade: retrate o maior bandido de um país como a sua esperança", escreveu o deputado no Twitter.

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil) também se pronunciou sobre a publicação da revista norte-americana. Ele criticou a opinião de Lula sobre Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.

"Mal disfarça o seu desprezo por Zelensky e a sua preferência por Putin e por regimes autoritários. Esta é a via democrática?", questionou o ex-juiz.

O tema também foi alvo do PSDB. O perfil oficial do partido publicou um posicionamento no qual afirma que o fato de Lula "se apresentar como o candidato do resgate da democracia brasileira é uma fraude."

"Sobre Bolsonaro já sabemos, mas a verdade é que Lula sempre concordou com políticas ditatoriais", completa o texto.

Lula afirmou que Volodymyr Zelensky "quis a guerra" com a Rússia, que ocorre desde fevereiro em solo ucraniano e já deixou milhares de mortos. 

"Ele (Zelensky) quis a guerra. Se ele (não) quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na Cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver! É preciso estimular um acordo. Mas há um estímulo (ao confronto)!", disse o ex-presidente.

Pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, João Doria, também criticou o petista. Segundo ele, a fala isolava o Brasil das posições mais razoáveis do ocidente.

Aliados

Por outro lado, deputados e senadores petistas comemoraram a capa. Os parlamentares apoiadores do ex-presidente exaltaram sua trajetória e falas como "nunca desisti".

O senador pernambucano Humberto Costa (PT) usou um ditado para comparar a capa de Lula com a versão falsa que foi feita de Jair Bolsonaro (PL) quando ele foi eleito por votação popular como "Personalidade do Ano": "Quem é de verdade sabe quem é de mentira", escreveu.

A publicação também teve apoio de outros parlamentares de esquerda, como Marília Arraes (Solidariedade-PE), que deixou o PT recentemente para disputar o governo de Pernambuco, mas segue como fiel apoiadora de Lula.

Tags

Autor