Romoaldo de Souza

Lula perdeu oportunidade de ser mais humanista quando comentou a invasão da Rússia à Ucrânia

Em entrevista à revista americana Time, Lula se alia a uma parcela da esquerda, em vários países, que tem sido ponderada em criticar Vladimir Putin

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 05/05/2022 às 8:06
Análise
X

Os ex-presidente Lula (PT) perdeu a grande oportunidade que lhe foi dada para falar sobre a invasão da Ucrânia pelas tropas de Vladimir Putin e acabou escorregando numa casca de banana quando disse que o presidente Volodymyr Zelensky é tão culpado como o invasor russo.

Nessa entrevista à revista americana Time, Lula se alia a uma parcela da esquerda, em vários países, que tem sido ponderada em criticar Vladimir Putin, por achar que criticando o governo russo, poderia enfraquecer a velha e malfadada luta contra o imperialismo dos Estados Unidos.

As declarações de Lula chocaram até amigos com quem o ex-presidente já dividiu dezenas de garrafas de vinho e charutos cubanos. O escritor Paulo Coelho escreveu que “Se o Lula continuar com essa incontinência verbal, e se não investir em comunidades sociais de maneira inteligente e profissional, vai permitir que o atual inquilino do Planalto [Jair Bolsonaro] tenha sérias chances de reeleição.”

Parafraseando o escritor francês, Michel de Montaigne (1533-1592), ao dizer que “O silêncio, tal como a modéstia, ajuda muito numa conversação”. Lula perdeu uma grande oportunidade de ser mais humanista e menos esquerdista quando comentou a invasão que a Rússia fez sobre a Ucrânia.

Pense nisso!

Tags

Autor