PISO SALARIAL

Piso salarial da enfermagem: Eduardo Bolsonaro votou contra projeto na Câmara

Ele foi um dos 12 deputados que votaram contra a proposta, que foi aprovada por 462 votos

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 05/05/2022 às 10:02 | Atualizado em 05/05/2022 às 13:45
Notícia
X

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) votou contra o Projeto de Lei que estabelece o piso salarial para profissionais de enfermagem. Ele foi um dos 12 deputados que votaram contra a proposta, que foi aprovada por 462 votos.

"Primeiro eu queria destacar que eles foram merecedores. Eles foram linha de frente na pandemia. E a população brasileira agradece o serviço dos senhores, isso eu não tenho dúvidas. Agora, ontem, esse projeto votado tem um impacto de 40 bilhões no orçamento. Só para lembrar aqui que o orçamento anual do Ministério da Saúde é de 189 bilhões", disse Eduardo Bolsonaro, em um vídeo publicado nas redes sociais.

Eduardo Bolsonaro argumentou que "existe um impacto considerável. Eu gostaria de dar esse aumento? Certamente! Agora tem que haver a indicação de onde esse dinheiro vem", explicou.

O posicionamento do filho de Bolsonaro causou reação na oposição, que criticou o voto do deputado. "CONTRA A SAÚDE! Apenas 12 deputados votaram contra o piso nacional da enfermagem. Entre eles, o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, e o líder do governo, Ricardo Barros", afirmou o senador Humberto Costa (PT-PE).

"Vitória! Aprovado Piso salarial da Enfermagem. Mas, ATENÇÃO: O partido Novo, o líder do governo e Eduardo Bolsonaro votaram contra o PL 2564. Isso é um indicativo de possibilidade de veto por parte de Bolsonaro. É fundamental que a mobilização continue pra pressionar o governo!", comentou o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RS).

Outros líderes e influenciadores, principalmente de esquerda, também criticaram a medida de Eduardo Bolsonaro. Um deles foi Jones Manoel, pré-candidato ao Governo de Pernambuco, que também citou a pressão sobre Jair Bolsonaro para aprovar o PL.

"Aprovada a #pl2564, o piso da enfermagem. Conquista histórica da categoria e um alívio num momento de tantos ataques ao SUS. Fundamental pressionar Bolsonaro para ele não vetar. Eduardo Bolsonaro e o Partido Novo foram contra - liberalismo e fascismo sempre juntos contra o povo", disse Jones.

PISO APROVADO

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) o projeto que estabelece o piso nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). Conforme a proposta, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago pelos serviços de saúde públicos e privados.

Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Tags

Autor