Eleições 2022

'Entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro', diz Vargas Llosa, nobel de literatura

O escritor ainda fez críticas à condução de Bolsonaro na pandemia de covid

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 12/05/2022 às 12:27 | Atualizado em 12/05/2022 às 13:11
Notícia
X

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o escritor Mario Vargas Llosa falou sobre a política do Brasil durante palestra em Montevidéu, no Uruguai.

O hispano-peruano afirmou que, em um cenário de disputa à Presidência entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), prefere a vitória do atual presidente.

“O caso de Bolsonaro é muito difícil. As travessuras de Bolsonaro são muito difíceis para um liberal admitir. Agora, entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro. Com as travessuras de Bolsonaro, não é Lula”, destacou o autor de 'A cidade e os cachorros'.

Durante a palestra, Vargas Llosa lembrou da prisão do ex-presidente no âmbito da operação Lava Jato e afirmou que os juízes o condenaram “como ladrão”.

Bolsonaro

Ainda que demonstre maior rejeição ao petista, o escritor insistiu que Bolsonaro “não é um candidato que desperte nosso entusiasmo” e fez críticas ao atual mandatário pela gestão da pandemia de covid-19.

“É um absurdo se confrontar do jeito que você fez. Parece-me absolutamente irresponsável “, disse.

Mario Vargas Llosa

RODRIGO BUENDIA / AFP
Mario Vargas Llosa durante discurso no Palácio Carondelet, em Quito - RODRIGO BUENDIA / AFP

Mario Vargas Llosa foi eleito membro da Academia Francesa. O escritor hispano-peruano é o primeiro autor de língua estrangeira a ingressar na instituição histórica fundada em 1635. Ele também é membro da Real Academia Espanhola desde 1994. 

Tags

Autor