Eleições 2022

SABATINA UOL: Marília Arraes propõe revisão na composição do Grande Recife Consórcio de Transportes

De acordo com a parlamentar, do modo como está hoje, o colegiado beneficiaria apenas as empesas de ônibus com atuação no Estado, deixando a população à mercê das decisões tomadas por esse grupo

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 06/06/2022 às 13:52 | Atualizado em 06/06/2022 às 13:54
Guga Matos/JC Imagem
Marília Arraes, candidata a governadora de Pernambuco - FOTO: Guga Matos/JC Imagem

Primeira pré-candidata ao Governo de Pernambuco a participar da série de sabatinas que o UOL iniciou nesta segunda-feira (6), a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) afirmou que, se eleita, pretende revisar a composição do Grande Recife Consórcio de Transportes. De acordo com a parlamentar, do modo como está hoje, o colegiado beneficiaria apenas as empesas de ônibus com atuação no Estado, deixando a população à mercê das decisões tomadas por esse grupo.

"Não tem como a gente falar em revisão da gestão metropolitana de transportes sem rever a composição do Consórcio Grande Recife. Tem que haver, sem dúvida alguma, uma revisão de tudo isso o que está acontecendo, fazer uma licitação decente, para que haja mais concessionários e para que eles prestem um melhor serviço. Também é necessária uma fiscalização maior do serviço que está sendo prestado pelas empresas de transporte coletivo, e tudo isso vai impactar diretamente no valor da tarifa. Porque a partir do momento que você revê, aumenta a concorrência, você revê também o valor dessa tarifa", explicou Marília.

Na sabatina a pré-candidata reafirmou o seu desejo de implementar um bilhete único no Estado, que "pode ser diário, semanal, mensal, semestral ou anual". A deputada evitou, contudo, mencionar quais seriam os valores desse bilhete, afirmando que neste momento a sua equipe estaria fazendo estudos orçamentários para chegar a esta quantia.

Ao mencionar a situação do BRT em Pernambuco, Marília fez duras críticas à posição da gestão Paulo Câmara (PSB) com relação ao equipamento. "O BRT, é importante frisar, nunca foi concluído a contento, assim como a navegabilidade do Rio Capibaribe, que teve, literalmente, mais de R$ 100 milhões jogados rio abaixo, porque o projeto nunca foi concluído, o assoreamento já foi embora, e tudo isso foi feito na gestão do candidato a governador atualmente apoiado pelo PSB, quando ele foi secretário das Cidades. Então o BRT precisa ser concluído, inclusive se estudando outras formas de transporte, como a expansão do metrô aéreo e terrestre, o que é perfeitamente possível, inclusive com parceria público-privada", pontuou.

"O BRT está sucateado, não atende à população, os ônibus que são colocados nas ruas não são na quantidade necessária, desde a pandemia que houve uma redução e não se voltou a colocar a quantidade de ônibus necessários nas ruas e não há o pulso firme do Governo do Estado com relação ao transporte. A partir do momento que o transporte público for colocado a serviço do usuário e não do empresário, sem duvida haverá impacto na tarifa e no serviço prestado", defendeu a parlamentar.

A deputada federal Marília Arraes foi a primeira participante da série de sabatinas que o UOL está promovendo com os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco. As entrevistas estão sendo feitas em parceria com a Folha de S. Paulo.

Em 2018, Marília foi a segunda deputada federal mais votada do Estado e lidera as pesquisas de intenções de voto para o Palácio do Campo das Princesas neste ano. Hoje no Solidariedade, a parlamentar era filiada ao PT até o último mês de março. Em 2020, concorreu à Prefeitura do Recife, chegou a ir para o segundo turno, mas perdeu o pleito para o primo, João Campos (PSB), filho do ex-governador Eduardo Campos.

Veja abaixo os dias e horários das demais sabatinas com os postulantes pernambucanos:

08/06 - 10h - Miguel Coelho (UB)
09/06 - 10h - Raquel Lyra (PSDB)
09/06 - 16h - Danilo Cabral (PSB)
10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)

Comentários

Últimas notícias