Eleições 2022

SABATINA UOL: Raquel Lyra admite diálogo com o MDB de Pernambuco e não descarta alinhamento com o partido no futuro

Apesar de não ter firmado aliança com o partido, a tucana, que está apoiando a pré-candidata do MDB à presidência da República, não descarta uma composição com a sigla de Jarbas em outro momento

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 09/06/2022 às 14:47 | Atualizado em 09/06/2022 às 14:49
PSDB/DIVULGAÇÃO
Ex-prefeita de Caruaru disse que conversou com Raul e Jarbas sobre aliança em Pernambuco - FOTO: PSDB/DIVULGAÇÃO

Presidente do PSDB em Pernambuco e pré-candidata a governadora, Raquel Lyra afirmou nesta quinta-feira (9) que apesar de a eleição no Estado ter ficado de fora do acerto entre tucanos e emedebistas em torno da candidatura de Simone Tebet (MDB) ao Palácio do Planalto, ela não descarta uma futura composição com o partido do senador Jarbas Vasconcelos no futuro. A declaração da ex-prefeita de Caruaru foi dada durante sabatina promovida pelo UOl, em parceria com a Folha de S. Paulo, durante a manhã.

Após o ex-governador de São Paulo, João Doria, abrir mão da sua pré-candidatura a presidente, o PSDB começou a negociar com o MDB o apoio do partido à postulação da senadora. Entre as condições que inicialmente foram apresentadas para a formalização da aliança estavam o apoio emedebista aos candidatos a governador de estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco.

O MDB-PE, porém, integra a base aliada do PSB no Estado e não está disposta a desembarcar da Frente Popular, conforme já afirmou publicamente o presidente estadual da legenda, o deputado federal Raul Henry. Segundo Raquel, no entanto, isso não seria um entrave para a união nacional entre PSDB e MDB.

"O PSDB tinha colocado como primordial para uma aliança com o MDB poder fechar o apoio do partido à nossa candidatura aqui em Pernambuco, mas não vamos fazer isso a ferro e fogo. Falei com a Simone Tebet ontem (8/6) e na impossibilidade de avançarmos, hoje, com o apoio do MDB, disse a ela que o palanque está aberto para ela. Não temos essa troca miúda. Nós estamos na largueza da política para construir um momento novo para Pernambuco e para o Brasil", pontuou Raquel.

A tucana disse, ainda, que chegou a conversar com Raul e Jarbas sobre o cenário e que não descarta um entendimento entre os partidos mais adiante. "Eu conversei não só com o deputado federal Raul Henry como com o senador Jarbas Vasconcelos e compreendemos o posicionamento de cada um. É claro que nós estamos abertos para alianças, mas compreendendo se nesse momento não é possível que a aliança se faça, o mais importante é poder apresentar uma alternativa para o Brasil e Simone Tebet é esse nome", destacou.

Raquel Lyra foi a quarta pré-candidata a governadora de Pernambuco a participar da série de sabatinas promovida pelo UOL, em parceria com a Folha de S. Paulo. Ex-prefeita de Caruaru por dois mandatos, a tucana também foi deputada estadual, delegada da Polícia Federal e procuradora do Estado. Ela é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Filha do ex-governador João Lyra Neto e do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, Raquel já fez parte das hostes do PSB, mas migrou para o PSDB em 2016 após desentendimentos com a cúpula socialista pernambucana.

Veja abaixo o calendário das próximas sabatinas agendadas:

09/06 - 16h Jones Manoel (PCB)
10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)

Comentários

Últimas notícias