Eleições 2022

SABATINA UOL: 'Armar o cidadão não é a solução para a segurança pública', diz Raquel Lyra

Na ocasião, Raquel também comentou a morte do seu motorista, Glaucimário Carmo de Lima, que em janeiro deste ano foi vítima de uma bala perdida no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 09/06/2022 às 13:49 | Atualizado em 09/06/2022 às 13:51
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
PSDB Ex-prefeita de Caruaru aparece em seguida, com 12,8%, no 2º lugar - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Em sabatina promovida pelo UOL na manhã desta quinta-feira (9), a pré-candidata a governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) disse que não concorda com a liberação do porte de armas de fogo por cidadãos comuns, ideia defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e parte dos seus apoiadores. Desde que assumiu a presidência, Bolsonaro já aprovou diversas medidas que flexibilizam o porte e a posse de armas e munições no Brasil, o que tem facilitado a aquisição desse tipo de material por civis.

"Armar o cidadão, para mim, não é a solução para a segurança pública. A gente precisa resolver o problema da segurança pública em Pernambuco com um novo olhar sobre a estruturação das polícias, com investimento em inteligência e garantia de ações de prevenção social que consigam enxergar quem hoje é potencialmente vítima do autor de crimes para protegê-los e permitir que a gente possa ter vivenciar um estado de paz social", pontuou a tucana.

"A liberação de armas de maneira indiscriminada, inclusive daquelas de uso restrito, é perigoso. Mais perigoso ainda na mão de bandido, que é onde muitas delas vão parar", completou.

Na ocasião, Raquel também comentou a morte do seu motorista, Glaucimário Carmo de Lima, que em janeiro deste ano foi vítima de uma bala perdida no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. "Eu perdi recentemente um amigo que trabalhava comigo há anos, policial da reserva, que foi morto em um tiroteio em no Alto Santa Terezinha. Ele estava podando uma árvore da casa dele, houve um tiroteio e infelizmente ele foi morto. Essa, pra mim, não é a solução para a segurança pública. Eu estive com ele na quinta, na sexta-feira ele estava em casa ajeitando o jardim e foi vítima de bala perdida em um tiroteio entre traficantes", lamentou.

Raquel Lyra foi a quarta pré-candidata a governadora de Pernambuco a participar da série de sabatinas promovida pelo UOL, em parceria com a Folha de S. Paulo. Ex-prefeita de Caruaru por dois mandatos, a tucana também foi deputada estadual, delegada da Polícia Federal e procuradora do Estado. Ela é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Filha do ex-governador João Lyra Neto e do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, Raquel já fez parte das hostes do PSB, mas migrou para o PSDB em 2016 após desentendimentos com a cúpula socialista pernambucana.

Veja abaixo o calendário das próximas sabatinas agendadas:

09/06 - 16h Jones Manoel (PCB)
10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)

Comentários

Últimas notícias