Eleições 2022

SABATINA UOL: Pré-candidata do PSDB em Pernambuco, Raquel Lyra diz que já votou em Lula e Dilma, mas apoiará Simone Tebet em 2022

Está prevista para esta quinta-feira (9) a oficialização do apoio tucano à pré-candidatura da emedebista e anúncio da indicação do senador Tasso Jereissati (PSDB) como postulante a vice na chapa

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 09/06/2022 às 10:58 | Atualizado em 09/06/2022 às 13:53
TIAGO CALAZANS
CRÍTICA Ex-prefeita de Caruaru exemplificou alguns locais do Estado que convivem com a falta d´água - FOTO: TIAGO CALAZANS

Ex-prefeita de Caruaru e pré-candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) afirmou, durante sabatina do UOL na manhã desta quinta-feira (9), que apensar de já ter votado nos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, ambos do PT, nas eleições deste ano apoiará a senadora Simone Tebet (MDB) para presidente. Está prevista para hoje a oficialização do apoio tucano à pré-candidatura da emedebista e anúncio da indicação do senador Tasso Jereissati (PSDB) como postulante a vice na chapa.

"Votei no presidente Lula por três vezes e na presidente Dilma por uma vez, porque eles representavam, naquele momento, tudo aquilo que a gente acreditava e, dentro da nossa aliança política, que entendíamos ser melhor para o Brasil. Eles deram contribuições para o País, sim, na construção da democracia, no combate à desigualdade e à pobreza. Hoje, a gente apresenta uma candidatura de centro democrático para o Brasil, mas a gente não pode aqui cair na pegadinha de tentar escorar a candidatura estadual à nacional, pois é isso que os nossos adversários estão fazendo usando como muletas candidaturas muitas vezes de ocasião com Lula ou Bolsonaro para tentar chegar ao segundo turno sem fazer o debate sobre Pernambuco", afirmou a ex-gestora, que era filiada ao PSB quando votou em candidatos petistas.

Durante a entrevista, em diversos momentos a tucana relutou em expor a sua opinião sobre os pré-candidatos a presidente que atualmente lideram as pesquisas de intenção de voto. Em dado momento, porém, Raquel destacou o histórico político da sua família, sempre alinhada com a defesa da democracia, e rechaçou qualquer tipo de alinhamento com postulantes que sejam contrários a esse pensamento.

"O ataque à democracia, às instituições não cabem no Brasil de hoje. Nós temos uma democracia fortalecida e precisamos preservá-la. Eu sou sobrinha de Fernando Lyra, que foi ministro da Justiça da redemocratização do Brasil. Eu estava lá no Teatro Nacional, no Rio de Janeiro, bem novinha, quando ele assinou a lei que proibia a censura no Brasil. (...) Sou absolutamente intransigente na defesa da democracia", pontuou.

Raquel Lyra foi a quarta pré-candidata a governadora de Pernambuco a participar da série de sabatinas promovida pelo UOL, em parceria com a Folha de S. Paulo. Ex-prefeita de Caruaru por dois mandatos, a tucana também foi deputada estadual, delegada da Polícia Federal e procuradora do Estado. Ela é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Filha do ex-governador João Lyra Neto e do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, Raquel já fez parte das hostes do PSB, mas migrou para o PSDB em 2016 após desentendimentos com a cúpula socialista pernambucana.

Veja abaixo o calendário das próximas sabatinas agendadas:

09/06 - 16h Jones Manoel (PCB)
10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)

Comentários

Últimas notícias