Eletrobras

Danilo Cabral diz que "privatização da Eletrobras é crime contra patrimônio" e levará pauta para pré-campanha de Lula

O pré-candidato a governador de Pernambuco Danilo Cabral relembrou que foram apresentadas propostas de decreto para anular projeto de privatização

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 05/07/2022 às 18:39 | Atualizado em 05/07/2022 às 20:08
Notícia
X

Pré-candidato a governador de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), está em Brasília, onde se reuniu, nesta terça-feira (5), com o presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro Carlos Siqueira. Eles também estiveram com o Coletivo Nacional de Eletricitários, que apresentaram a proposta de reestatização da Eletrobras.

"Nós, da bancada do PSB, lutamos contra a venda da Eletrobras. Apresentamos propostas de decreto legislativo para anular o projeto do governo no Congresso Nacional, fomos ao Tribunal de Contas da União e à Justiça", lembrou Danilo, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf.

Segundo Danilo, a iniciativa, que teria sido apontada pela própria Aneel, acarretará em aumento significativo da conta de energia. Durante a reunião, Carlos Siqueira se comprometeu a levar a proposta do Coletivo Nacional de Eletricitários ao conselho político da campanha do ex-presidente Lula (PT), inclusive como uma proposta endossada pelo PSB. Siqueira faz parte da equipe de elaboração do programa de governo do pré-candidato a presidência da República.

A Eletrobras é a maior empresa do setor elétrico da América Latina com 125 usinas de geração de energia elétrica, sendo 92% de base hidráulica. Além disso, detém 71 mil quilômetros de linhas de transmissão, com um patrimônio avaliado em quase R$ 400 bilhões.

"Além de ser um crime contra um patrimônio do Brasil, a privatização da Eletrobras vai acarretar um aumento na conta de energia. Estamos convivendo novamente com a inflação, ninguém aguenta mais aumento da conta de energia, do gás, do combustível. Tudo isso fruto da condução irresponsável desse presidente da República. Precisamos dar um basta nessa situação”, afirmou Danilo.

Nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, os parlamentares  devem votar para analisar vetos presidenciais, entre eles o parcial 36/21 ao Projeto de Lei de conversão que modificou a Medida Provisória 1.031/21, transformado na Lei 14.182/21, que viabilizou a privatização da Eletrobras.

 

 

Tags

Autor