Restauração

Para desafogar o Hospital da Restauração, Danilo Cabral promete construção de novo hospital de trauma

A promessa do parlamentar socialista vem após episódios recentes apontarem a precarização da infraestrutura da unidade hospitalar

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 04/07/2022 às 16:01 | Atualizado em 04/07/2022 às 19:09
Marcus Mendes
Danilo Cabral fala em construção de novo hospital na Região Metropolitana do Recife para desafogar atendimento no Hospital da Restauração - FOTO: Marcus Mendes
Leitura:

O deputado federal e pré-candidato a governador de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), assumiu o compromisso de construir um hospital de trauma na Região Metropolitana do Recife (RMR) com intuito de desafogar o Hospital da Restauração (HR).

A promessa do parlamentar socialista vem após episódios recentes apontarem a precarização da infraestrutura da unidade hospitalar, que é administrada pela gestão do governador Paulo Câmara (PSB). Entre os meses de maio e junho, quatro problemas referentes ao teto da unidade vieram a público.

Conforme publicado pelo JC, o primeiro problema ocorreu no dia 2 de maio, quando a unidade de trauma precisou ser evacuada às pressas devido ao desabamento de parte do teto. Já no dia 18 de maio, um problema de obstrução na tubulação fez com que a água escorresse pelo teto.

Diante das fortes chuvas que atingiram a RMR, no dia 23 de maio, a calha do HR transbordou. Dois dias depois, parte do forro do teto do refeitório também desabou. No dia 3 de junho, o JC confirmou a veracidade de um vídeo mostrando que pacientes da enfermaria do Hospital da Restauração precisaram ser removidos por causa do alagamento das salas, causado por um rompimento da tubulação no sexto andar da unidade.

“A Restauração recebe muitas vítimas de acidentes, cujo tratamento não é rápido. As pessoas que entram na UTI, vítimas de acidente de moto, por exemplo, precisam passar muitos dias ali dentro antes de ter alta. Então, a gente precisa construir um novo hospital de trauma para tirar as pessoas e desafogar a Restauração. Esse é um ponto”, destacou Cabral, em entrevista à Rádio Hitz FM, nesta segunda-feira (4).

Ainda segundo as falas pontuadas pela equipe de comunicação do parlamentar, ele também falou sobre investimentos, mas referente a contratação de pessoal. “Vamos lembrar o que era a Restauração lá atrás, em 2006. Foi feito um investimento do ponto de vista de contratação de pessoal. Foi nosso governo quem contratou o maior número de pessoal da história da saúde”, afirmou.

“A gente sempre precisa aprimorar os serviços de forma permanente. E vamos fazê-lo. Isso faz parte do modelo de gestão implantado em Pernambuco, que eu fui coordenador quando secretário de Planejamento. Experiência é uma coisa que não se compra no supermercado. Eu adquiri estudando, fazendo, tirando do papel. Fui secretário de Eduardo Campos nos seus dois mandatos; um governador que tinha um padrão de cobrança, de responsabilidade e de muita entrega”, complementou Danilo Cabral.

TELEMEDICINA

O pré-candidato também se comprometeu em agilizar a marcação e realização de consultas e exames na rede pública de saúde. Para solucionar o gargalo, Danilo explica que é necessário investir em telemedicina. “É você descentralizar esse atendimento a partir da utilização da tecnologia. Usando a telemedicina, você consegue acabar com muitos problemas que hoje temos nas filas de exames e consultas”, argumentou Cabral

Neste caso, o pré-candidato afirmou que a telemedicina seria utilizada, sobretudo, em consultas de menor complexidade, fazendo com que as pessoas não tenham que se deslocar até uma unidade de saúde. “É assim que a China, país mais populoso do mundo, atende uma parte da sua população”, comentou.

Comentários

Últimas notícias