Bolsonaro: "Vice não pode ser pessoa que conspire contra você", diz presidente ao lançar candidatura
No evento, realizado num Maracanãzinho tomado pelo verde e amarelo, no Rio de Janeiro, foi oficializada, como previsto, a chapa com o general Braga Netto (PL)
Aoter oficializada sua candidatura à reeleição da Presidência da República, durante convenção nacional do Partido Liberal (PL), o presidente Jair Bolsonaro defendeu que o papel do vice-presidente exige lealdade.
O nome do atual vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), com quem Bolsonaro tem colecionado tensões ao longo dos quatro anos de mandato, não foi citado. Mas as indiretas foram claras. "O vice não pode ser pessoa que conspire contra você", declarou.
"Vice é alguém para estar ao seu lado em momentos difíceis", seguiu.
"Vocês sabem o que vou fazer se for reeleito de forma transparente e democraticamente", afirmou o presidente, que pediu à população para fazer comparações com governos passados na hora de decidir o voto. "Comparem meu governo com três anos e meio de governos anteriores", declarou.
CONFIRA a convenção do PL:
CRÍTICAS A LULA
O endividamento da Petrobras nos governos Lula e Dilmatambém foi lembrado. O presidente repetiu que o governo está há três anos e meio sem corrupção, mas ignorou as denúncias ocorridas em seu governo.
Mesmo sem citar nominalmente o ex-presidente Lula, seu rival na que promete ser a mais acirrada disputa à Presidência da República da história do Brasil, Bolsonaro fez críticas veladas ao petista.
Afirmou que Lula e seus apoiadores defendem a "desconstrução da heteronormatividade" e a "ideologia de gênero", duas das principais bandeiras da esquerda e da candidatura do ex-presidente em todas as eleições disputadas.
Ainda atacou as políticas de contenção da pandemia e elogiou a atuação no governo do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato ao governo de São Paulo. Também garantiu que seguirá "no meio do povo", apesar dos riscos relacionados à sua segurança.
Bolsonaro foi recebido como o "capitão do povo", refrão do single que tocava quando o presidente entrou no palco montado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. "É o capitão do povo, que vai vencer de novo. Ele é de Deus, você pode confiar. Defende a família e não vai te enganar", dizia o single.
O discurso do presidente e candidato à reeleição durou aproximadamente uma hora e foi marcado por citações a Deus e críticas ao comunismo e à esquerda.
VAIAS AO STF
O público que acompanhou a convenção - e que segue o presidente - demonstrou, mais uma vez, desprezo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que tem travado diversas batalhas com o presidente.
A plateia vaiou o STF quando a instituição foi citada por Bolsonaro em seu discurso. Bolsonaro deu a deixa para que seus apoiadores atacassem o STF. "Sob meu governo, o povo tomou conhecimento sobre o que é o Supremo Tribunal Federal", disse.
CONFIRA o momento das vaias:
Na sequência, abaixou o microfone e deixou que o público entoasse vaias e a palavra de ordem "Supremo é o povo".
As vaias foram acompanhadas com ironia por Bolsonaro, que esboçou um leve sorriso e silenciou, deixando a plateia à vontade.
“Esses poucos surdos de capa preta têm que entender o que é a voz do povo. Têm que entender que quem faz as leis é o Poder Executivo e o Legislativo. Todos têm que jogar dentro das quatro linhas da Constituição. Isso interessa a todos nós", afirmou.
SETE DE SETEMBRO
Bolsonaro também convocou seus apoiadores a "irem às ruas pela última vez" no dia 7 de Setembro: "Nós não vamos sair do Brasil. Nós somos a maioria, nós temos disposição para luta. Convoco todos vocês agora para que todo mundo, no 7 de setembro, vá as ruas para a última vez".
MICHELLE E DESTAQUE A MULHERES
Assim como tem feito Lula com Janja - a nova esposa -, a mulher do candidato Bolsonaro, a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, teve destaque na convenção. Foi a primeira a discursar, fazendo, basicamente, referências religiosas e elogios ao marido e ao lado humano dele.
Sobre Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:Recife
Áreas de atuação:Mobilidade, Transporte
Telefone:8199537000
Cargo:repórter sênior e colunista
Cursos:Curso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.