FDR

No Manifesto pela Democracia do Recife, políticos marcam presença, mas protagonismo fica com sociedade civil

Reunidos na escadaria da Faculdade de Direito do Recife, representantes da sociedade civil realizaram a leitura do Manifesto pela Democracia

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 11/08/2022 às 13:01 | Atualizado em 11/08/2022 às 15:54
Notícia
X

Reunidos na escadaria da Faculdade de Direito do Recife, na área central da capital pernambucana, representantes da sociedade civil realizaram a leitura do Manifesto pela Democracia. O ato simbólico aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, de maneira simultânea à leitura do documento na Universidade de São Paulo (USP).

O ato começou às 9h, quando manifestantes começara a se concentrar na Universidade Católica de Pernambuco. Eles partiram em direção à FDR por volta das 10h, numa vagarosa caminhada de aproximadamente 800 metros.

A leitura do documento reuniu algumas centenas de pessoas, sendo marcada por manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Representantes de movimentos sociais, da academia, além de indígenas de etnia pankararu, se dividiram na leitura do Manifesto pela Democracia.

Jailton Júnior/JC Imagem
Leitura do Manifesto pela Democracia na Faculdade de Direito do Recife - Jailton Júnior/JC Imagem

Participaram da leitura nomes como a jurista Vera Barone, o advogado Marcelo Santa Cruz, as professoras Juliana Esteves e Mariana Fischer, além de Manoel Moraes, representante do Centro Dom Helder Câmara e da Cátedra D. Helder Câmara.

A despeito da orientação contrária, políticos como o senador Humberto Costa (PT), a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), o candidato ao Governo João Arnaldo (PSOL), a vereadora Liana Cirne (PT), o ex-prefeito João Paulo (PT) e representantes do mandato coletivo Juntas (PSOL) foram vistos no local.

Os políticos, porém, não participaram da leitura do Manifesto. A orientação era que políticos com mandato, ou candidatos a cargos eletivos neste ano, não participassem.

Leitura do manifesto na USP

Tags

Autor