Na corrida pela vaga no Senado, a atualização do Agregador JC-OddsPointer, já com os números da pesquisa eleitoral Ipec desta semana, aponta uma concorrência ampla, ainda distante de indicar uma tendência clara.
Desde a saída de Marília dessa disputa, a incerteza quanto aos resultados do pleito aumentou. Conforme os números consolidados pelo agregador, três candidatos dispotam ligeiramente à frente, mas ainda com percentuais bem parecidos.
André de Paula, do PSD, aparece com 11,8%. Logo em seguida, a petista Teresa Leitão tem 11,6. Gilson Machado Neto, do PL, aparece com 8% das intenções de voto.
Brancos e nulos aproximam-se hoje de 22,3%.
Intenção de votos para o governo de Pernambuco
Na média do agregador de pesquisas eleitorais, Marília Arraes tem 31,8% das intenções de voto.
Em seguida, inicia-se a disputa para a segunda vaga no que se configura um segundo turno. Raquel Lyra (PSDB) aparece com leve vantagem, marcando 12,1%.
Próximos à ex-prefeita de Caruaru estão Anderson Ferreira (PL), com 10,5%, e Miguel Coelho (UB), que tem 9,5%. Eles são os respectivos ex-prefeitos de Jaboatão e Petrolina. O deputado federal Danilo Cabral (PSB), candidato governista, tem 6,5%.
O agregador de pesquisas também aponta um novo aumento na porcentagem de eleitores com intenção de votar em branco ou mesmo anular o voto. Esse grupo caiu de 16,3% para 9,7% entre o final de julho e o dia 8 de agosto. Agora, essa parcela cresce e chega a 12,8%.
Lula mantém ampla vantagem no Nordeste
Analisando-se o conjunto de pesquisas eleitorais do Nordeste, o agregador de pesquisas JC/Oddspointer confirma a ampla vantagem de Lula (PT) na região. Cá, o petista é o favorito tanto no primeiro quando no segundo turno da disputa pela Presidência da República.
No Nordeste, Lula tem 61,7% de intenção de voto no primeiro turno. Num eventual segundo turno, ele pouco cresce, chegando a 62,4% na atualização mais recente do agregador.
Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 19,9% da intenção de voto no 1º turno. Num eventual segundo turno contra o petista, ele teria 27,6%.
"Na região Nordeste, o potencial de crescimento para um terceiro competidor ao Palácio do Planalto também é modesto, com o principal candidato da terceira via (Ciro Gomes) atingindo apenas 7,9% das intenções de voto", avalia Vinícius Silva Alves.
O Nordeste, em tempo, tem 42.3 milhões de eleitores. Esse montante representa 27% do eleitorado brasileiro. Os dados foram atualizados em julho pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Comentários