Eleições 2022

Lula deve desembarcar em Pernambuco neste mês; expectativa da Frente Popular é alavancar candidatura de Danilo Cabral

A expectativa é de que Lula possa realizar um grande comício no Recife, mas agenda ainda está sendo finalizada

Mirella Araújo Augusto Tenório
Cadastrado por
Mirella Araújo
Augusto Tenório
Publicado em 05/09/2022 às 19:21 | Atualizado em 05/09/2022 às 19:46
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Danilo Cabral e Lula em ato no Classic Hall, em Olinda - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM
Leitura:

Candidato a presidente da República pelo PT,  Luiz Inácio da Silva desembarca em Pernambuco ainda neste mês de setembro. O ex-presidente fará um giro pelo Nordeste, passando ainda pela Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

Ainda não há uma data fechada, mas a previsão é de que essa passagem ocorra depois do dia 20 de setembro. Diferente da última vez que esteve em solo pernambucano, no mês de julho, onde realizou um ato público nas cidades de Garanhuns, Serra Talhada e em Olinda, Lula deverá participar de um grande comício apenas no Recife.

Ao menos essa é a expectativa, mas a agenda ainda está sendo discutida pela equipe que coordena a campanha do líder petista. Uma das possibilidades avaliadas é que o comício seja realizado na Praça do Carmo, como havia sido articulado no encontro anterior, mas diante da previsão do tempo que indicava probabilidade de chuva, o evento acabou sendo transferido para o Classic Hall, em Olinda. 

“O que até a semana passada estava definido era uma viagem de Lula dia 20 para Salvador e Fortaleza. Pernambuco entraria um pouco antes ou depois, mas estava sendo cogitada a data”, explicou o senador Humberto Costa, ao Jornal do Commercio.

Coordenador da campanha de Lula em Pernambuco, o parlamentar afirma que não há dúvidas que a presença do líder petista vai ajudar a impulsionar a chapa da Frente Popular.

“Não tenha dúvida, a ideia é fazer um ato de rua. O que houve na Região Metropolitana do Recife de mobilização foi aquele evento fechado. Nesta eleição, vejo que o negócio dos apoios, por aí afora, vai se consolidando aos poucos. Você não vê nenhuma campanha diretamente beneficiada ou não pelos apoios que tem, seja de Bolsonaro seja de Lula”, avaliou Costa.

A deputada estadual e candidata ao Senado Federal, Teresa Leitão (PT), também concorda que a vinda de Lula neste momento da campanha eleitoral traz um reforço importante tanto para o seu palanque a nível nacional quanto para os palanques estaduais que o apoiam.

Teresa, ao ser questionada se a presença do petista também serve para cravar que em Pernambuco ele tem uma única chapa que o representa, apesar do Solidariedade e do PSOL terem candidatos ao Governo do Estado, que também colam suas imagens nele, diz de forma muito tranquila que esse debate já foi superado.

“Essa questão já está superada, todos já sabem que o candidato a governador de Lula, é Danilo Cabral, e a candidata a senadora é Teresa Leitão. O guia eleitoral tem ajudado a fazer essa demarcação”, respondeu ao Jornal do Commercio.

ATIVO NA DISPUTA

A vinda do ex-presidente Lula pode ser um ativo considerado crucial para a campanha de Danilo Cabral ao Governo de Pernambuco, que até o momento não tem sequer ameaçado de forma acirrada, estar na disputa por um eventual segundo turno, apesar do cenário ainda encontrar-se indefinido.

De acordo com a última atualização do Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer há uma estabilidade na corrida pelo Governo de Pernambuco.

A candidata a governadora pelo Solidariedade, Marília Arraes, teve um leve decréscimo na intenção de voto e agora possui 32,9%. A ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), segue sendo a favorita a ocupar uma vaga para um eventual segundo turno com 11,7% de intenção de voto, seguida de perto pelo seu ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), que tem 10,9%.

Em seguida vem Miguel Coelho (UB), com 8,8%, e o candidato governista, Danilo Cabral em um movimento ascendente com 6,9%.

“Sabemos que o tempo é curto, a campanha vai crescer, mas acho que só mais pra frente. Está se amarrando essa vinculação, está se ampliando, e as pessoas vão tomando conhecimento. Nesse momento está tendo um papel importante”, afirmou Humberto Costa, a respeito do crescimento ser esperado para agora.

Ainda não estaria confirmado se o candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) também estará presente nessa nova passagem por Pernambuco, no entanto, Humberto explica que o ex-governador de São Paulo tem feito campanha “sozinho” com alguns candidatos ao Governo, em outras regiões. “Mas seria boa sua presença, também, porque consolida a vinculação PT-PSB”, assinala o senador petista.

Comentários

Últimas notícias