RAINHA ELIZABETH II

O que Bolsonaro falou sobre a morte da rainha Elizabeth II? Rainha Elizabeth morreu aos 96 anos

Após confirmação da morte da rainha Elizabeth II, líderes do mundo todo enviaram comunicados lamentando o falecimento da monarca

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 08/09/2022 às 16:31 | Atualizado em 08/09/2022 às 20:50
ANDREW MATTHEWS/POOL/AFP
A rainha Elizabeth morre aos 96 anos, cercada por sua família, em sua residência de verão em Balmoral, na Escócia, depois que os médicos alertaram horas antes sobre seu estado de saúde - FOTO: ANDREW MATTHEWS/POOL/AFP
Leitura:

*Com informações da Estadão Conteúdo

Morreu na tarde desta quinta-feira (8), a rainha Elizabeth II, aos 96 anos. Ela estava em uma residência de campo na Escócia, o Castelo de Balmoral.

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", disse o comunicado oficial da família real. Com a morte da monarca, que esteve à frente do trono britânico por 70 anos, quem assume é o seu filho mais velho, o príncipe Charles

Após confirmação da morte da rainha Elizabeth II, líderes do mundo todo enviaram comunicados lamentando o falecimento da monarca. No Brasil, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), citou uma frase que teria sido dita pela rainha, para comentar a notícia de sua morte:

"Quando a vida parece difícil, os corajosos não se deitam e aceitam a derrota; em vez disso, estão ainda mais determinados a lutar por um futuro melhor", disse Bolsonaro. "Com tais palavras, Rainha Elizabeth II mostra por que não foi apenas a Rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos nós", completou. 

"Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico", afirmou o presidente em suas redes sociais. 

O governo federal, por meio de um decreto assinado pelo presidente Bolsonaro, determinou luto oficial de três dias em todo o território nacional. 

"É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte", diz o documento, que também foi assinado  pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.

PRONUNCIAMENTOS

Primeiro-ministro do Canadá, onde a rainha atuava como chefe de Estado, Justin Trudeau disse enviar seus melhores desejos para a família real. "Meus pensamentos e os pensamentos dos canadenses em todo o país estão com Sua Majestade a Rainha Elizabeth II neste momento."

"Sua Majestade a Rainha Elizabeth II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos", escreveu o presidente da França, Emmanuel Macron, pelas redes sociais. "Lembro-me dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma impressão duradoura em seu país e em seu século."

Na Itália, o presidente Sergio Mattarella destacou a figura "excepcional" da monarca. O líder escreveu que ela será lembrada a sabedoria e "o altíssimo sentido de responsabilidade, expresso sobretudo na generosidade de espírito com que a Soberana consagrou a sua longa vida ao serviço dos cidadãos britânicos e da maior família da Commonwealth".

Já o presidente da Comissão Europeia, Charles Michel, afirmou que seus pensamentos estão com a família real e com os que choram pela Rainha Elizabeth no Reino Unido e ao redor do mundo. "Uma vez chamada Elizabeth, a Firme, ela nunca deixou de nos mostrar a importância de valores duradouros em um mundo moderno com seu serviço e compromisso."

Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres disse estar profundamente triste com a notícia da rainha, "admirada mundialmente por sua liderança e devoção". "Ela era uma boa amiga da ONU e uma presença tranquilizadora durante décadas de mudança. Sua dedicação inabalável e ao longo da vida será lembrada por muito tempo."

Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde disse que Elizabeth II tem sido um "farol de estabilidade" que mostrou um "senso de dever infalível" durante seu reinado de 70 anos.

Na Casa Branca, assim que o anúncio foi feito, a secretária de imprensa, Karine Jean-Pierre, lamentou a notícia. O presidente Joe Biden faria discurso sobre vacinas para covid-19 nesta tarde, mas cancelou o evento.

RAINHA ELIZABETH II ENVIOU RECADO AO BRASIL

a Rainha Elizabeth II enviou uma mensagem para o Brasil em celebração ao Bicentenário da Independência do País, nessa quarta-feira, 7 de setembro. O recado foi divulgado pela embaixadora interina da Grã-Bretanha em Brasília, Melanie Hopkins, no Twitter.

Ela relembrou a visita que fez ao País em 1968 - quando, inclusive, veio ao Recife. "Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968", disse. 

É com enorme alegria que compartilho uma bela mensagem enviada por Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II ????, ao povo brasileiro, representado pelo Pres. da República. É mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido, uma parceria de 200 anos. ???????????????? #DiaDaIndependencia pic.twitter.com/IZ8fFNZ8Jw

— Melanie Hopkins (@mhopkinsfco) September 7, 2022

Na publicação, a embaixadora britânica no Brasil afirmou que a mensagem é símbolo da importância do País para o Reino Unido. "É com enorme alegria que compartilho uma bela mensagem enviada por Sua Majestade, a rainha Elizabeth 2ª, ao povo brasileiro, representado pelo Presidente da República. É mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido; uma parceria de 200 anos."

Comentários

Últimas notícias