Faltando menos de 30 dias para as Eleições 2022, os eleitores que ainda não sabem o local de votação podem consultar o endereço por meio do aplicativo e-Título ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).
De acordo com o órgão, cerca de 16% dos eleitores de Pernambuco já realizaram o download da ferramenta digital, sendo 1.149.135 eleitores até o início do mês de setembro. Ainda segundo o TRE-PE, é o Estado é 7º maior Colégio Eleitoral, sendo o 6º na tabela de Estados com mais downloads do aplicativo.
Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro de 2017, o aplicativo é gratuito e pode ser encontrado nas plataformas IOS e Android.
O local de votação pode ser consultado antes mesmo do dia 2 de outubro, data do primeiro turno. Além disso, e-Título também disponibiliza a emissão de certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, e também funciona como uma ferramenta para comprovação da autenticidade desses documentos.
Para os eleitores que não estarão em seus locais de votação, o e-Título pode ser usado para justificar a ausência. O eleitor com e-Título não precisa levar, se ainda tiver, a antiga versão impressa do título de votação para a seção eleitoral.
As determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o uso de celular nas eleições dizem respeito apenas ao acesso à cabine de votação, portanto o eleitor pode se identificar ao mesário por meio do aplicativo instalado em seu celular, depositando o aparelho em local indicado quando for à urna.
Comentários