DEBATE GOVERNADOR DE PERNAMBUCO NA TV JORNAL: Com família dona de empresa de ônibus, Raquel Lyra diz que não haverá conflito de interesse se for governadora
Segundo a tucana, a empresa em questão foi comprada pelo seu avô quando o pai dela, João Lyra Neto, tinha 16 anos
Durante participação no debate da TV Jornal na manhã desta quinta-feira (29), a candidata do PSDB ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, afirmou que, se eleita, o fato da sua família ser detentora de uma empresas de transporte intermunicipal não vai interferir na sua gestão do transporte público estadual. A fala foi resposta a uma pergunta feita pelo candidato Pastor Wellington (PTB).
"O meu avô comprou essa empresa quando o meu pai tinha 16 anos de idade, uma empresa de transporte intermunicipal, e a gente está tratando aqui de transporte metropolitano", cravou Raquel Lyra.
Em sua resposta, a ex-prefeita de Caruaru reafirmou, ainda, que apesar de a gestão do Metrô do Recife ser federal, tomará para si a responsabilidade por resolver os gargalos que atingem o modal. "Quem vai cuidar pessoalmente do transporte do Recife sou eu, como governadora de Pernambuco, se Deus permitir e a população me der a honra. Vou chamar a responsabilidade para mim, como fiz com a questão da segurança pública em Caruaru", pontuou.
"A gente vai fazer a reconstrução do transporte na Região Metropolitana do Recife, vou cuidar pessoalmente do metrô, vou a Brasília conversar com o presidente da República, qualquer que seja ele, perguntar se ele vai expandir, se vai requalificar, como ele vai fazer, e se não for fazer, me dê que eu tomo de conta", completou Raquel.
A candidata prometeu, também, implementar uma tarifa única no Estado. "A gente vai fazer a ligação com os ônibus, requalificar os terminais, fazer os ônibus terem uma ligação terminal, fazer uma tarifa única e acabar com essa história de que quem mora mais distante, porque é mais pobre, paga mais. (...) Durante toda a minha vida pública sempre tratei tudo com muita honestidade, pode pesquisar a minha vida. Não é o senhor, combinado com quem quer que seja, que vai conseguir macular a minha trajetória", disparou.
No momento reservado para a réplica, o candidato Pastor Wellington disse que era imparcial e que não havia "combinação com ninguém". O petebista disse, ainda, que tem apenas interesse que o povo pernambucano saiba da "verdade" e que é totalmente contra "conflitos de interesse" na gestão do Estado.
Em sua tréplica, a tucana aproveitou o momento para alfinetar outro candidato, Miguel Coelho (União Brasil), que por diversas vezes tem dito que resolveu a questão do transporte em Petrolina.
"O candidato Miguel diz que resolveu a questão do transporte, mas licitação de lá foi cancelada por fraude nos documentos. Sentença judicial. Ele diz que enfrentou o empresariado, mas na verdade tem uma sentença que anulou a licitação de lá. O que eu vou fazer é cuidar de gente, foi o que eu fiz a vida inteira. (...) Vamos unir todos os prefeitos da Região Metropolitana, vamos tratar os usuários e fazer com que o transporte metropolitano no Recife faça as pessoas tenham o direito de ir e vir", disse Raquel.
Mais adiante, o próprio Miguel tocou no tema, e disse que foi o único prefeito do Estado que "peitou" o empresariado, embora tenha recebido ameaças de morte e um dos seus secretários tenha sofrido um atentado a balas.
- DEBATE GOVERNADOR DE PERNAMBUCO NA TV JORNAL: Miguel Coelho é questionado pela herança política, passado com o PSB e indicadores de Petrolina
- DEBATE TV JORNAL: Marília Arraes e Anderson Ferreira não comparecem e são criticados pelos adversários
- DEBATE GOVERNADOR DE PERNAMBUCO NA TV: Danilo Cabral e João Arnaldo se unem para criticar ausência de Marília Arraes
- DEBATE GOVERNADOR DE PERNAMBUCO NA TV JORNAL: 'O que me move é mudar a vida das pessoas para melhor', diz Raquel Lyra
- Apresentadora Anne Barreto passa mal e jornalista Igor Maciel assume Debate da TV Jornal
O debate da TV Jornal foi o último com os candidatos ao Governo de Pernambuco antes do primeiro turno das eleições deste ano. A mediação foi da apresentadora e jornalista Anne Barreto, mas ela passou mal e foi substituída pelo colunista Igor Maciel.
Os candidatos Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), João Arnaldo (PSOL), Miguel Coelho (União Brasil), Marília Arraes (Solidariedade), Pastor Wellington (PTB) e Raquel Lyra (PSDB) foram convidados, mas Anderson e Marília não compareceram.
Além da TV Jornal e TV Jornal Interior, o programa foi retransmitido nas plataformas digitais do SJCC. O SBT News e o UOL também exibindo o debate.