Com Estadão Conteúdo
A nova pesquisa do Ipec (ex-Ibope) para presidente foi divulgada na noite desta segunda-feira (19) pela Globo.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), 31%.
O petista oscilou um ponto porcentual para cima e o atual chefe do Executivo manteve o número em relação ao último levantamento, divulgado na segunda-feira da semana passada, 12.
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem em seguida com 7% e 5%, respectivamente.
Soraya Thronicke (União Brasil) tem 1%. Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.
Brancos e nulos somam 5%, e 4% não sabem ou não responderam.
Segundo turno
Votos válidos (quando excluímos votos em branco e nulos)
Apesquisa foi realizada entre os dias 17 e 18 de setembro e entrevistou 3.008 eleitores presencialmente em 181 municípios.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00073/2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança estimado em 95%.
A pesquisa anterior do Ipec para presidente foi divulgada no dia 12 de setembro.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha 46% das intenções de voto e mantinha a liderança entre os presidenciáveis. Ele era seguido pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que tinha 31%.
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) ocupavam as terceira e quarta posição com 7% e 4%, respectivamente. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Avila (Novo) tinham 1%.
Brancos e nulos somavam 6% e 4% não sabiam ou não responderam. Os demais candidatos não atingiram 1%.
Segundo turno
Lula tinha 53% das intenções de voto no segundo turno. Jair Bolsonaro tinha tem 36%.
Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro e entrevistou 2.512 eleitores presencialmente em 158 municípios.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01390/2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança estimado em 95%.