2023

Governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra diz que já entrou em contato com Geraldo Alckmin para tratar de parcerias para o Estado

Segundo a tucana, que garante que buscará construir uma "boa relação institucional com o presidente", o ex-colega de partido sempre foi simpático à sua postulação e mostrou-se aberto ao diálogo

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 05/11/2022 às 9:39 | Atualizado em 05/11/2022 às 9:44
Notícia
X

Em entrevista publicada pela revista Veja na última sexta-feira (4), a governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que já entrou em contato com o coordenador da equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), para tratar de projetos que pretende desenvolver no Estado com o apoio do governo federal a partir de 2023. Segundo a tucana, que garante que buscará construir uma "boa relação institucional com o presidente", o ex-colega de partido sempre foi simpático à sua postulação e mostrou-se aberto ao diálogo.

"Vou pegar a carteira de projetos de Pernambuco e bater à porta do presidente. Até já procurei o Geraldo Alckmin, com quem tenho relação antiga de confiança. Trabalhei na elaboração do plano de governo dele quando se candidatou à Presidência, em 2018", disse a ex-prefeita de Caruaru. "Falamos no telefone, e ele se colocou à disposição para ajudar. Achei positiva sua nomeação para coordenar o governo de transição. Alckmin já foi governador, sabe dos desafios, e a gente se dá bem. Ele sempre demonstrou simpatia à minha candidatura ao governo", completou.

Na entrevista, Raquel Lyra também afirmou que, apesar de historicamente o PSDB fazer oposição aos governos do PT, na sua administração do Executivo pernambucano "não haverá boicote nem falta de diálogo" com Lula. "Buscaremos uma boa relação institucional com o presidente. Do ponto de vista dos estados, essa aproximação é crucial para que o governo federal se faça presente. Não haverá boicote nem falta de diálogo. Estar do mesmo lado de quem comanda o Planalto, aliás, não é sinônimo de mais verbas. O governador Paulo Câmara passou por três presidentes — Dilma, Temer e Bolsonaro — e Pernambuco conseguiu perder recursos para estados em que os mandatários eram seus adversários. No lugar de nos enredar na polarização, temos, isso sim, o dever de enfrentar a desigualdade. A região metropolitana do Recife é a número 1 no país em pessoas abaixo da linha da pobreza", pontuou.

Formação de governo

À Veja, Raquel também deu sinais de como pretende montar o seu secretariado. Repetindo o que fez quando geriu a cidade de Caruaru, no Agreste do Estado, a governadora eleita declarou que deseja ter mais mulheres do que homens na sua equipe de confiança.

"As mulheres costumam ouvir mais. O que não adianta é ser mulher e agir como homem na hora de se sentar na cadeira. É preciso se colocar no lugar das outras, conversar com mães, entender suas reais demandas. Na prática, quem sabe como os serviços públicos estão funcionando são elas, que levam os filhos ao médico, ao dentista, à escola, e por aí vai", argumentou.

E emendou: "Quando era prefeita, a ala feminina dominava o secretariado, a ponto de a gente brincar: 'Precisamos implantar cota para representantes do sexo masculino'. Pretendo fazer o mesmo como governadora", cravou Raquel.

PSDB

Presidente do PSDB-PE, Raquel também defendeu que o seu partido, que reduziu drasticamente sua presença no Congresso Nacional este ano, realize uma forte autocrítica para voltar a crescer.

"O PSDB que nos trouxe até aqui, que elegeu FHC duas vezes e polarizou com o PT nas eleições presidenciais já não existe mais. Na minha avaliação, o partido se afastou da realidade e da vida das pessoas. É necessário, portanto, olhar para dentro, fazer uma séria autocrítica e pôr essas questões na mesa, sem individualismos, mirando o futuro. O PSDB precisa ser reconstruído", pontuou.

De acordo com Raquel, na próxima quarta (9) haverá uma reunião entre as lideranças da legenda para tratar do seu reposicionamento. "Devemos começar do chão, desenhando, com independência, projetos para municípios, estados e o país", disse.

Tags

Autor