Primeiro nome de consenso para MINISTÉRIO NO GOVERNO LULA é divulgado; saiba qual
Nomes como o senador Randolfe Rodrigues (Rede), a ex-ministra Marina Silva (Rede) e a esposa de Lula, Rosângela da Silva, a Janja, teriam concordado com a indicação
Segundo informação publicada pelo jornal O Globo nesta quinta-feira (10), a primeira deputada federal indígena eleita pelo Estado de São Paulo, Sonia Guajajara (PSOL), seria a principal cotada para assumir o Ministério dos Povos Originários, prometido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com a publicação, lideranças indígenas se reuniram em Brasília no último fim de semana e bateram o martelo em torno da indicação da liderança. O senador Randolfe Rodrigues (Rede), a ex-ministra Marina Silva (Rede) e a esposa de Lula, Rosângela da Silva, a Janja, teriam apoiado a decisão.
A parlamentar eleita chegou hoje ao Egito para participar da COP27, conferência do clima. De acordo com a apuração d'O Globo, Sonia tem dito a interlocutores que se o convite for formalizado "ele será amplamente debatido com o movimento indígena", mas há informações que ela deve aceitar a indicação.
Há indícios de que Lula pode formalizar o convite a Sonia na própria COP27, para onde embarca na próxima segunda (14). O petista, porém, já teria dito a membros da equipe de transição que só vai falar sobre o tema após retornar da conferência.