*Com informações do Estadão Conteúdo
O vice-presidente eleito e coordenador-geral da equipe de transição, Geraldo Alckimin (PSB), anunciou, nesta segunda-feira (14), novos nomes que vão compor as equipes técnicas dos Grupos de Trabalho (GT) temáticos.
A lista de integrantes da equipe de transição também conta com representantes de Pernambuco. O prefeito do Recife João Campos (PSB) fará parte do GT de Cidades, assim como a ex-presidente da Caixa e membro do Consórcio Nordeste, Maria Fernanda Ramos Coelho.
Nas redes sociais, Campos comentou sobre a indicação afirmando que vai apresentar propostas para urbanização integrada em diversas áreas vulneráveis e revitalização de centros históricos. O gestor também disse que vai defender uma linha do antigo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, com esse fim.
Atendendo pedido do amigo e vice-presidente @GeraldoAlckmin, também levaremos iniciativas feitas pela @PrefRecife e @porto_digital para incorporar como estratégia para o desenvolvimento de cidade. O Embarque Digital, que formará 2 mil jovens em tecnologia, é um dos exemplos. ??
— João Campos (@JoaoCampos) November 14, 2022
"Estamos rodando duas experiências no Recife que podem ser adaptadas e replicadas em outras cidades: povoamento em área central, com estímulo através de benefícios fiscais para realização de retrofit, e urbanização integrada em parceria com o BID.
- Manobras na transição blindam Lula de ilegalidades
- PEC DA TRANSIÇÃO: Ciro Nogueira defende aprovação da proposta de emenda para bancar Bolsa Família
- LULA HOJE: BELA GIL é confirmada na equipe de TRANSIÇÃO DE GOVERNO; confira outros nomes
- Cena Política: Uma chancela ajudaria muito o processo de transição em Pernambuco
- Lula enquadra PT para barrar protestos sobre equipe de transição
No GT de Infraestrutura, a secretaria estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos Fernandha Batista, também foi nomeada. E a senadora eleita Teresa Leitão (PT) integra o Grupo de Trabalho da Educação, junto com o pernambucano e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Heleno Araújo.
"A expectativa é de muito trabalho. Recebo essa indicação com muita humildade e muito compromisso. A equipe escolhida para trabalhar na área da Educação é muito boa, com representações diversas, acredito que vamos fazer um bom debate. A Educação nos últimos quatro anos foi uma área muito afetada, então precisamos fazer um diagnóstico muito rigoroso e com ações decisivas", pontuou Teresa Leitão, ao Jornal do Commercio.
A equipe de transição do governo Lula é dividida em 31 áreas temáticas. Por lei, o presidente eleito pode nomear 50 cargos remunerados para a transição, mas a equipe também pode ser formada por voluntários.
Conforme publicado pelo Jornal do Commercio, o prefeito João Campos não vai ocupar um cargo formal nessa equipe, no entanto, ele irá contribuir com troca de informações e experiências prioritárias na área da gestão municipal.
OUTRAS NOMEAÇÕES
O grupo de trabalho da Infraestrutura do novo governo contará com nomes como o do mestre em economia e ex-presidente do Banco Fator Gabriel Galipolo, da ex-ministra do Planejamento durante o governo Dilma Rousseff Miriam Belchior, e ex-ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos do Brasil Maurício Muniz, entre outros.
Outro grupo anunciado pelo vice foi o de Cidade, que contará com o nome do ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB), do deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL), e dos professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) Ermínia Maricatto e Nabil Bonduki e o ex-prefeito de Niterói (RJ) Rodrigo Neves (PDT).
O grupo de Cultura contará com a deputada federal Áurea Carolina (PSOL-MG) e as atrizes Lucélia Santos e Margareth Menezes. Alckmin também anunciou um subgrupo dedicado à infância, formado por professores e advogados, e afirmou que os restantes dos grupos devem ser apresentados nesta quarta-feira (16).
Confira os nomes dos indicados para cada grupo:
GT de Infraestrutura:
- Alexandre Silveira, senador (PSD-MG)
- Gabriel Galipolo, mestre em economia e ex-presidente do Banco Fator
- Maurício Muniz, ex-ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos do Brasil
- Miriam Belchior, ex-ministra do Planejamento
- Paulo Pimenta, deputada federal (PT-RS)
- Vinicius Marques, ex-presidente do CADE
- Fernanda Batista, secretária de infraestrutura de Pernambuco
- Marcos Cavalcante, secretário de infraestrutura da Bahia
GT de Cidades:
- Ermínia Maricatto, arquiteta e professora na FAU-USP
- Evanise Lopes Rodrigues, mestre em urbanismo
- Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidente da Caixa Econômica Federal
- Inês Magalhães, ex-ministra das cidades
- Geraldo Magela, ex-deputado federal pelo DF
- Guilherme Boulos, deputado federal eleito (PSOL-SP)
- José de Filippi, prefeito de Diadema
- Márcio França (PSB), ex-governador de São Paulo
- Rodrigo Neves (PDT), ex-prefeito de Niterói (RJ)
- João Campos (PSB), prefeito de Recife
- Nabil Bonduki, arquiteto e professor na FAU-USP
GT da Cultura:
- Áurea Carolina (PSOL), deputada federal
- Lucélia Santos, atriz
- Margareth Menezes, cantora, compositora e atriz
Comentários